Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42898

Comparte esta pagina

Título : Os níveis de pensamento algébrico em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental.
Autor : SILVA, Ranyelle de Jesus
Palabras clave : Matemática (Ensino fundamental); Álgebra - Estudo e ensino; Livros didáticos
Fecha de publicación : 26-jun-2019
Citación : SILVA, Ranyelle de Jesus. Os níveis de pensamento algébrico em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Essa pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento algébrico nas atividades resolvidas do livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente os livros do 6° ano e 9° ano. Dessa forma, se propõe a identificar aspectos do pensamento algébrico, as características e alguns conteúdos algébricos que tal recurso proporciona no ensino e aprendizagem de álgebra a professores e estudantes dessas séries. Para isso, fundamentou-se a discussão nas pesquisas desenvolvidas por Godino e colaboradores (2014, 2015) sobre os níveis de pensamento algébrico e analisaram-se seis livros de três coleções, que estão sendo e já foram utilizadas pelas escolas públicas municipais de Caruaru-PE. Os resultados apontam que só uma coleção de livros didáticos apresentou todos os níveis do pensamento algébrico e que contemplou também os conteúdos algébricos. Sendo importante enfatizar essa análise para o desenvolvimento no aprendizado dos estudantes.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42898
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Ranyelle de Jesus.pdf2,49 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons