Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42898
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ranyelle de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-17T18:22:18Z | - |
dc.date.available | 2022-02-17T18:22:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-26 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-16 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ranyelle de Jesus. Os níveis de pensamento algébrico em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42898 | - |
dc.description.abstract | Essa pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento algébrico nas atividades resolvidas do livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente os livros do 6° ano e 9° ano. Dessa forma, se propõe a identificar aspectos do pensamento algébrico, as características e alguns conteúdos algébricos que tal recurso proporciona no ensino e aprendizagem de álgebra a professores e estudantes dessas séries. Para isso, fundamentou-se a discussão nas pesquisas desenvolvidas por Godino e colaboradores (2014, 2015) sobre os níveis de pensamento algébrico e analisaram-se seis livros de três coleções, que estão sendo e já foram utilizadas pelas escolas públicas municipais de Caruaru-PE. Os resultados apontam que só uma coleção de livros didáticos apresentou todos os níveis do pensamento algébrico e que contemplou também os conteúdos algébricos. Sendo importante enfatizar essa análise para o desenvolvimento no aprendizado dos estudantes. | pt_BR |
dc.format.extent | 89p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Álgebra - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.title | Os níveis de pensamento algébrico em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3812653373480641 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims at analyzing the development of algebraic thinking in the solved activities of the didactic book of the final years of Elementary Education, specifically the book of the 6th grade an 9th grade. Thus, it proposes to identify aspects os algebraic thinking, the characteristics and some algebraic content that such a resource provides in the teaching and learning of algebra to teachers and students of these series. For this reason, the discussion was based on the researches developed by Godino and collaborators (2014, 2015) on the levels of algebraic thought and analyzed these books from three collections, which are being and have already been used by the municipal public schools of Caruaru-PE. The results show that only a collection of didactic books presented all levels of algebraic thinking and that also contemplated the algebraic contents. It is important to emphasize this analysis for development in student learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ranyelle de Jesus.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons