Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42898
Share on
Title: | Os níveis de pensamento algébrico em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. |
Authors: | SILVA, Ranyelle de Jesus |
Keywords: | Matemática (Ensino fundamental); Álgebra - Estudo e ensino; Livros didáticos |
Issue Date: | 26-Jun-2019 |
Citation: | SILVA, Ranyelle de Jesus. Os níveis de pensamento algébrico em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Essa pesquisa tem por objetivo analisar o desenvolvimento do pensamento algébrico nas atividades resolvidas do livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental, especificamente os livros do 6° ano e 9° ano. Dessa forma, se propõe a identificar aspectos do pensamento algébrico, as características e alguns conteúdos algébricos que tal recurso proporciona no ensino e aprendizagem de álgebra a professores e estudantes dessas séries. Para isso, fundamentou-se a discussão nas pesquisas desenvolvidas por Godino e colaboradores (2014, 2015) sobre os níveis de pensamento algébrico e analisaram-se seis livros de três coleções, que estão sendo e já foram utilizadas pelas escolas públicas municipais de Caruaru-PE. Os resultados apontam que só uma coleção de livros didáticos apresentou todos os níveis do pensamento algébrico e que contemplou também os conteúdos algébricos. Sendo importante enfatizar essa análise para o desenvolvimento no aprendizado dos estudantes. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42898 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ranyelle de Jesus.pdf | 2,49 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License