Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42851

Compartilhe esta página

Título: Técnicas empregadas por alunos do 1º ano do ensino médio na resolução de atividades sobre expressões algébricas.
Autor(es): SILVA, Maria Janiquele Teles da
Palavras-chave: Álgebra - Estudo e ensino; Álgebra - Problemas, questões, exercícios; Álgebra - História; Didática
Data do documento: 29-Mai-2019
Citação: SILVA, Maria Janiquele Teles da. Técnicas empregadas por alunos do 1º ano do ensino médio na resolução de atividades sobre expressões algébricas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar as técnicas empregadas na resolução de expressões algébricas de um grupo de estudantes do 1º ano do Ensino Médio da cidade de Bonito-PE. Para alcançar este objetivo nos fundamentamos teoricamente nosso trabalho nas seguintes partes: primeiro no contexto histórico de desenvolvimento da álgebra, segundo a perspectiva de Robinet (1989), depois abordamos as concepções de ensino de álgebra buscando os principais autores que refletiam sobre o assunto e por último nos baseando na Teoria Antropológico do Didático (TAD), de Yves Chevallard. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. A partir da análise dos dados observamos de modo geral que as técnicas utilizadas pelos estudantes privilegiam o domínio da aritmética e ainda há existência de dificuldade na transição entre os ostensivos algébricos e língua natural.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42851
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Janiquele Teles da.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons