Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42851

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Janiquele Teles da-
dc.date.accessioned2022-02-15T14:20:22Z-
dc.date.available2022-02-15T14:20:22Z-
dc.date.issued2019-05-29-
dc.date.submitted2022-02-14-
dc.identifier.citationSILVA, Maria Janiquele Teles da. Técnicas empregadas por alunos do 1º ano do ensino médio na resolução de atividades sobre expressões algébricas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42851-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar as técnicas empregadas na resolução de expressões algébricas de um grupo de estudantes do 1º ano do Ensino Médio da cidade de Bonito-PE. Para alcançar este objetivo nos fundamentamos teoricamente nosso trabalho nas seguintes partes: primeiro no contexto histórico de desenvolvimento da álgebra, segundo a perspectiva de Robinet (1989), depois abordamos as concepções de ensino de álgebra buscando os principais autores que refletiam sobre o assunto e por último nos baseando na Teoria Antropológico do Didático (TAD), de Yves Chevallard. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. A partir da análise dos dados observamos de modo geral que as técnicas utilizadas pelos estudantes privilegiam o domínio da aritmética e ainda há existência de dificuldade na transição entre os ostensivos algébricos e língua natural.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectÁlgebra - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectÁlgebra - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectÁlgebra - Históriapt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.titleTécnicas empregadas por alunos do 1º ano do ensino médio na resolução de atividades sobre expressões algébricas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3090642746940178pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this research was to analyze the techniques used in solving algebraic expressions of a group of students of the 1st year of high school in the city of Bonito PE. In order to achieve this goal we are theoretically based on our work in this parts. First, in the historical context of development of algebra, according to the perspective of Robinet (1989), we then approach the conceptions of algebra teaching looking for the main authors that reflected on the subject and finally basing us on the anthropological theory of the didactic of Yves Chevallard as north for our analysis. As an instrument of data collection we used the questionnaire. From the analysis of the data we could observe in a more general way that the techniques used by the students privilege the field of arithmetic and still difficulty in the transition between the algebraic ostensives and natural language.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Maria Janiquele Teles da.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons