Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42851
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos | - |
dc.contributor.author | SILVA, Maria Janiquele Teles da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-15T14:20:22Z | - |
dc.date.available | 2022-02-15T14:20:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-29 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-14 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Maria Janiquele Teles da. Técnicas empregadas por alunos do 1º ano do ensino médio na resolução de atividades sobre expressões algébricas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42851 | - |
dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar as técnicas empregadas na resolução de expressões algébricas de um grupo de estudantes do 1º ano do Ensino Médio da cidade de Bonito-PE. Para alcançar este objetivo nos fundamentamos teoricamente nosso trabalho nas seguintes partes: primeiro no contexto histórico de desenvolvimento da álgebra, segundo a perspectiva de Robinet (1989), depois abordamos as concepções de ensino de álgebra buscando os principais autores que refletiam sobre o assunto e por último nos baseando na Teoria Antropológico do Didático (TAD), de Yves Chevallard. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. A partir da análise dos dados observamos de modo geral que as técnicas utilizadas pelos estudantes privilegiam o domínio da aritmética e ainda há existência de dificuldade na transição entre os ostensivos algébricos e língua natural. | pt_BR |
dc.format.extent | 52p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Álgebra - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Álgebra - Problemas, questões, exercícios | pt_BR |
dc.subject | Álgebra - História | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.title | Técnicas empregadas por alunos do 1º ano do ensino médio na resolução de atividades sobre expressões algébricas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3090642746940178 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4303117052907026 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The objective of this research was to analyze the techniques used in solving algebraic expressions of a group of students of the 1st year of high school in the city of Bonito PE. In order to achieve this goal we are theoretically based on our work in this parts. First, in the historical context of development of algebra, according to the perspective of Robinet (1989), we then approach the conceptions of algebra teaching looking for the main authors that reflected on the subject and finally basing us on the anthropological theory of the didactic of Yves Chevallard as north for our analysis. As an instrument of data collection we used the questionnaire. From the analysis of the data we could observe in a more general way that the techniques used by the students privilege the field of arithmetic and still difficulty in the transition between the algebraic ostensives and natural language. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Maria Janiquele Teles da.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons