Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42851
Compartilhe esta página
Título: | Técnicas empregadas por alunos do 1º ano do ensino médio na resolução de atividades sobre expressões algébricas. |
Autor(es): | SILVA, Maria Janiquele Teles da |
Palavras-chave: | Álgebra - Estudo e ensino; Álgebra - Problemas, questões, exercícios; Álgebra - História; Didática |
Data do documento: | 29-Mai-2019 |
Citação: | SILVA, Maria Janiquele Teles da. Técnicas empregadas por alunos do 1º ano do ensino médio na resolução de atividades sobre expressões algébricas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | O objetivo deste trabalho de pesquisa foi analisar as técnicas empregadas na resolução de expressões algébricas de um grupo de estudantes do 1º ano do Ensino Médio da cidade de Bonito-PE. Para alcançar este objetivo nos fundamentamos teoricamente nosso trabalho nas seguintes partes: primeiro no contexto histórico de desenvolvimento da álgebra, segundo a perspectiva de Robinet (1989), depois abordamos as concepções de ensino de álgebra buscando os principais autores que refletiam sobre o assunto e por último nos baseando na Teoria Antropológico do Didático (TAD), de Yves Chevallard. Como instrumento de coleta de dados utilizamos um questionário. A partir da análise dos dados observamos de modo geral que as técnicas utilizadas pelos estudantes privilegiam o domínio da aritmética e ainda há existência de dificuldade na transição entre os ostensivos algébricos e língua natural. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42851 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Maria Janiquele Teles da.pdf | 1,1 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons