Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42816

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorPaula, Adelson Costa de-
dc.date.accessioned2022-02-11T15:17:04Z-
dc.date.available2022-02-11T15:17:04Z-
dc.date.issued2021-12-14-
dc.date.submitted2022-02-04-
dc.identifier.citationPAULA, Adelson Costa De. Conhecimento interpretativo de futuros professores de matemática: uma análise dos erros em problemas do campo multiplicativo. 2022. trabalho de Conclusão de curso Licenciatura em Matemática- Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42816-
dc.description.abstractAnalisar os erros é fundamental para a prática pedagógica do professor como também para à aprendizagem do estudante. Pensando nisto que analisamos quais os conhecimentos interpretativos de futuros professores em problemas do campo multiplicativo? A pesquisa foi feita de acordo com os teóricos Vergnaud (1996); Spinillo, Soares et al. (2016); Koch e Soares (2007). O estudo foi feito com 8 licenciandos de matemática da Universidade Federal de Pernambuco- CAA, situada na cidade de Caruaru-PE, a partir de um questionário realizado por Spinillo, et al. (2016), contendo 6 problemas do campo multiplicativo, 3 de produtos de medida e 3 de isomorfismo de medidas. Ao analisarmos as respostas do questionário concluímos que a forma e o tipo de problema têm influência no desenvolvimento da resolução. Os licenciandos identificaram erro linguístico e procedimental Botelho et tal. (2006).pt_BR
dc.format.extent53p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimento interpretativopt_BR
dc.subjectAnálise de errospt_BR
dc.subjectTipos de erropt_BR
dc.titleConhecimento interpretativo de futuros professores de matemática: uma análise dos erros em problemas do campo multiplicativo.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0750502443948157pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxAnalyzing errors is fundamental for the teacher's pedagogical practice as well as for the student's learning. With this in mind, we analyze what is the interpretive knowledge of future teachers in problems in the multiplicative field? The research was done according to the theorists Vergnaud (1996); Spinillo, Soares et al. (2016); Koch and Soares (2007). The study was carried out with 8 Mathematics undergraduates from the Federal University of Pernambuco-CAA, located in the city of Caruaru-PE, based on a questionnaire carried out by Spinillo, et al. (2016), containing 6 multiplicative field problems, 3 measurement products and 3 measurement isomorphism problems. When analyzing the answers to the questionnaire, we concluded that the form and type of problem have an influence on the development of the solution. The licensors identified a linguistic and procedural error Botelho et al. (2006).pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
organized (1).pdf734,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons