Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42816

Share on

Title: Conhecimento interpretativo de futuros professores de matemática: uma análise dos erros em problemas do campo multiplicativo.
Authors: Paula, Adelson Costa de
Keywords: Conhecimento interpretativo; Análise de erros; Tipos de erro
Issue Date: 14-Dec-2021
Citation: PAULA, Adelson Costa De. Conhecimento interpretativo de futuros professores de matemática: uma análise dos erros em problemas do campo multiplicativo. 2022. trabalho de Conclusão de curso Licenciatura em Matemática- Universidade Federal de Pernambuco, caruaru, 2021.
Abstract: Analisar os erros é fundamental para a prática pedagógica do professor como também para à aprendizagem do estudante. Pensando nisto que analisamos quais os conhecimentos interpretativos de futuros professores em problemas do campo multiplicativo? A pesquisa foi feita de acordo com os teóricos Vergnaud (1996); Spinillo, Soares et al. (2016); Koch e Soares (2007). O estudo foi feito com 8 licenciandos de matemática da Universidade Federal de Pernambuco- CAA, situada na cidade de Caruaru-PE, a partir de um questionário realizado por Spinillo, et al. (2016), contendo 6 problemas do campo multiplicativo, 3 de produtos de medida e 3 de isomorfismo de medidas. Ao analisarmos as respostas do questionário concluímos que a forma e o tipo de problema têm influência no desenvolvimento da resolução. Os licenciandos identificaram erro linguístico e procedimental Botelho et tal. (2006).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42816
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
organized (1).pdf734,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons