Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42809
Share on
Title: | Investigando o conceito de função em alunos do 9° ano do ensino fundamental. |
Authors: | REGO, João Paulo de Lima |
Keywords: | Matemática (Ensino fundamental); Álgebra; Funções (Matemática) |
Issue Date: | 30-May-2019 |
Citation: | REGO, João Paulo de Lima. Investigando o conceito de função em alunos do 9° ano do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | Na educação básica encontramos em alguns estudantes, dificuldades na compreensão de conteúdos abordados na disciplina de matemática. Destacamos o estudo de funções polinomiais do 1° grau, pois alguns concluem o ensino médio sem compreender os conceitos básicos para o entendimento de funções. Assim como as noções de interpendência comentada por Caraça (1951) em nosso trabalho e as diferenças entre as definições de incógnitas e variáveis. Nossa pesquisa visa investigar as concepções da álgebra em alunos do 9° ano do Ensino Fundamental com relação ao conceito de funções polinomiais do 1° grau. Desta forma, realizamos nossa pesquisa em duas turmas de 9° ano de uma escola da rede pública municipal localizada no agreste pernambucano. Adotamos como instrumento para produção de dados o questionário, em que aplicamos com 79 estudantes dessa instituição. Usamos as concepções da álgebra de Usiskin (1995) como suporte na análise e discussão dos dados. Por meio desta pesquisa observamos que os alunos fazem pouco uso da álgebra na resolução de problemas voltados a funções. Destacando assim, o uso da aritmética generalizada para determinar tais soluções. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42809 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REGO, João Paulo de Lima.pdf | 2,57 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License