Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42809

Comparte esta pagina

Título : Investigando o conceito de função em alunos do 9° ano do ensino fundamental.
Autor : REGO, João Paulo de Lima
Palabras clave : Matemática (Ensino fundamental); Álgebra; Funções (Matemática)
Fecha de publicación : 30-may-2019
Citación : REGO, João Paulo de Lima. Investigando o conceito de função em alunos do 9° ano do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : Na educação básica encontramos em alguns estudantes, dificuldades na compreensão de conteúdos abordados na disciplina de matemática. Destacamos o estudo de funções polinomiais do 1° grau, pois alguns concluem o ensino médio sem compreender os conceitos básicos para o entendimento de funções. Assim como as noções de interpendência comentada por Caraça (1951) em nosso trabalho e as diferenças entre as definições de incógnitas e variáveis. Nossa pesquisa visa investigar as concepções da álgebra em alunos do 9° ano do Ensino Fundamental com relação ao conceito de funções polinomiais do 1° grau. Desta forma, realizamos nossa pesquisa em duas turmas de 9° ano de uma escola da rede pública municipal localizada no agreste pernambucano. Adotamos como instrumento para produção de dados o questionário, em que aplicamos com 79 estudantes dessa instituição. Usamos as concepções da álgebra de Usiskin (1995) como suporte na análise e discussão dos dados. Por meio desta pesquisa observamos que os alunos fazem pouco uso da álgebra na resolução de problemas voltados a funções. Destacando assim, o uso da aritmética generalizada para determinar tais soluções.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42809
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
REGO, João Paulo de Lima.pdf2,57 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons