Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42809

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorREGO, João Paulo de Lima-
dc.date.accessioned2022-02-11T13:59:32Z-
dc.date.available2022-02-11T13:59:32Z-
dc.date.issued2019-05-30-
dc.date.submitted2022-02-10-
dc.identifier.citationREGO, João Paulo de Lima. Investigando o conceito de função em alunos do 9° ano do ensino fundamental. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42809-
dc.description.abstractNa educação básica encontramos em alguns estudantes, dificuldades na compreensão de conteúdos abordados na disciplina de matemática. Destacamos o estudo de funções polinomiais do 1° grau, pois alguns concluem o ensino médio sem compreender os conceitos básicos para o entendimento de funções. Assim como as noções de interpendência comentada por Caraça (1951) em nosso trabalho e as diferenças entre as definições de incógnitas e variáveis. Nossa pesquisa visa investigar as concepções da álgebra em alunos do 9° ano do Ensino Fundamental com relação ao conceito de funções polinomiais do 1° grau. Desta forma, realizamos nossa pesquisa em duas turmas de 9° ano de uma escola da rede pública municipal localizada no agreste pernambucano. Adotamos como instrumento para produção de dados o questionário, em que aplicamos com 79 estudantes dessa instituição. Usamos as concepções da álgebra de Usiskin (1995) como suporte na análise e discussão dos dados. Por meio desta pesquisa observamos que os alunos fazem pouco uso da álgebra na resolução de problemas voltados a funções. Destacando assim, o uso da aritmética generalizada para determinar tais soluções.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectÁlgebrapt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.titleInvestigando o conceito de função em alunos do 9° ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0984113180644223pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxIn basic education we find in some students difficulties in understanding the contents addressed in the mathematics discipline. We highlight the study of polynomial functions of the 1st degree, because some conclude high school without understanding the basic concepts for the understanding of functions. As well as the notions of interpendence commented on by Caraça (1951) in our work and the differences between the definitions of unknowns and variables. Our research aims to investigate the conceptions of algebra in students of the 9th year of elementary school in relation to the concept of polynomial functions of the 1st degree. In this way, we conducted our research in two classes of 9th grade of a public school in the city of Pernambuco. We adopted as instrument for data production the questionnaire, in which we apply with 79 students of this institution. We use the conceptions of Usiskin's algebra (1995) as support in the analysis and discussion of the data. Through this research, we observed that students make little use of algebra in solving problems related to functions. Highlighting like this, the use of generalized arithmetic to determine such solutions.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
REGO, João Paulo de Lima.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons