Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42716
Share on
Title: | Licenciatura em matemática: alguns fatores que influenciam as escolhas pelo curso. |
Authors: | SOUZA, Tamires Carla de |
Keywords: | Ensino superior - Matemática; Gênero; Professores - Formação |
Issue Date: | 27-Feb-2018 |
Citation: | SOUZA, Tamires Carla de. Licenciatura em matemática: alguns fatores que influenciam as escolhas pelo curso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | Buscamos investigar no presente trabalho os estudantes que optaram pela licenciatura em Matemática, através de uma pesquisa quantitativa e qualitativa oriundos das experiências de nossos sujeitos de nossa pesquisa: graduandos do 2ª, 3ª e 4ª período do curso de matemática do Centro Acadêmico do Agreste, campus Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco. Visamos descrever alguns fatores que impulsionaram a escolha deles, analisando a percepção deles relacionada ao curso, a docência e ao mercado de trabalho. Inspirados nos trabalhos de autores como Santos (2012), Silva (2014), Souza e Fonseca (2010). Para isto fizemos um questionário com 78 estudantes do curso supracitado e neste percebemos o papel distinto que homens e mulheres apresentam em suas perspectivas quanto à atuação profissional na docência, a atuação do professor de matemática no incentivo aos estudantes a cursar uma formação superior de professores. Tornando-se necessário pensar em como a escola de educação básica incentiva os saberes matemáticos para homens e mulheres, e como o ensino superior lida com essa demanda. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42716 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Tamires Carla de.pdf | 590,1 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License