Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42716

Compartilhe esta página

Título: Licenciatura em matemática: alguns fatores que influenciam as escolhas pelo curso.
Autor(es): SOUZA, Tamires Carla de
Palavras-chave: Ensino superior - Matemática; Gênero; Professores - Formação
Data do documento: 27-Fev-2018
Citação: SOUZA, Tamires Carla de. Licenciatura em matemática: alguns fatores que influenciam as escolhas pelo curso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Buscamos investigar no presente trabalho os estudantes que optaram pela licenciatura em Matemática, através de uma pesquisa quantitativa e qualitativa oriundos das experiências de nossos sujeitos de nossa pesquisa: graduandos do 2ª, 3ª e 4ª período do curso de matemática do Centro Acadêmico do Agreste, campus Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco. Visamos descrever alguns fatores que impulsionaram a escolha deles, analisando a percepção deles relacionada ao curso, a docência e ao mercado de trabalho. Inspirados nos trabalhos de autores como Santos (2012), Silva (2014), Souza e Fonseca (2010). Para isto fizemos um questionário com 78 estudantes do curso supracitado e neste percebemos o papel distinto que homens e mulheres apresentam em suas perspectivas quanto à atuação profissional na docência, a atuação do professor de matemática no incentivo aos estudantes a cursar uma formação superior de professores. Tornando-se necessário pensar em como a escola de educação básica incentiva os saberes matemáticos para homens e mulheres, e como o ensino superior lida com essa demanda.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42716
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUZA, Tamires Carla de.pdf590,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons