Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42716

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSOUZA, Tamires Carla de-
dc.date.accessioned2022-02-07T13:54:17Z-
dc.date.available2022-02-07T13:54:17Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.date.submitted2022-02-04-
dc.identifier.citationSOUZA, Tamires Carla de. Licenciatura em matemática: alguns fatores que influenciam as escolhas pelo curso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42716-
dc.description.abstractBuscamos investigar no presente trabalho os estudantes que optaram pela licenciatura em Matemática, através de uma pesquisa quantitativa e qualitativa oriundos das experiências de nossos sujeitos de nossa pesquisa: graduandos do 2ª, 3ª e 4ª período do curso de matemática do Centro Acadêmico do Agreste, campus Caruaru da Universidade Federal de Pernambuco. Visamos descrever alguns fatores que impulsionaram a escolha deles, analisando a percepção deles relacionada ao curso, a docência e ao mercado de trabalho. Inspirados nos trabalhos de autores como Santos (2012), Silva (2014), Souza e Fonseca (2010). Para isto fizemos um questionário com 78 estudantes do curso supracitado e neste percebemos o papel distinto que homens e mulheres apresentam em suas perspectivas quanto à atuação profissional na docência, a atuação do professor de matemática no incentivo aos estudantes a cursar uma formação superior de professores. Tornando-se necessário pensar em como a escola de educação básica incentiva os saberes matemáticos para homens e mulheres, e como o ensino superior lida com essa demanda.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino superior - Matemáticapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.titleLicenciatura em matemática: alguns fatores que influenciam as escolhas pelo curso.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3060696635055404pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxWe are looking for to investigate in the present work the students that chose the degree in Mathematics, through a quantitative and qualitative research coming from the experiences of our subjects of our research: students of the 2nd, 3rd and 4th period of the mathematics course of the Agreste Academic Center, campus Caruaru of the Federal University of Pernambuco. We aimed to describe some of the factors that motivated their choice, analyzing their perception related to the course, teaching and the job market. Inspired by the works of Santos (2012), Silva (2014), Souza and Fonseca (2010). For this we did a questionnaire with 78 students of the above course and in this one we perceive the distinct role that men and women present in their perspectives regarding the professional performance in teaching, the performance of the mathematics teacher in the incentive to the students to attend a superior formation of teachers. It becomes necessary to think about how the basic education school encourages mathematical knowledge for men and women, and how higher education deals with this demand.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SOUZA, Tamires Carla de.pdf590,1 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons