Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42692
Comparte esta pagina
Título : | A produção científica acerca do conceito de fração nos encontros nacionais de educação matemática: mapeamento das comunicações científicas. |
Autor : | SILVA, Ruben Kessler Ferreira da |
Palabras clave : | Encontro Nacional de Educação Matemática; Produção científica; Frações |
Fecha de publicación : | 18-jul-2018 |
Citación : | SILVA, Ruben Kessler Ferreira da. A produção científica acerca do conceito de fração nos encontros nacionais de educação matemática: mapeamento das comunicações científicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Resumen : | A finalidade desse estudo foi investigar a Produção Cientifica acerca do Conceito de Fração nos Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática. Os estudos tomaram como referências a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990), a classificação teórica do conceito de fração proposta por Nunes et al (2003), estudos realizados por Cavalcanti (2004), e as orientações dos documentos oficiais, Brasil (1988). Nosso trabalho acadêmico se consistiu em uma pesquisa documental realizada a partir de um mapeamento das Comunicações Científicas nos Anais do ENEM, compreendendo um período de aproximadamente três décadas de publicações. Iniciamos as buscas a partir do II ENEM, realizado no ano de 1988 ao XII ENEM realizado no ano de 2016. Mapeamos um total de oitenta e nove (89) Comunicações Científicas abordando o conceito de Fração. Em uma primeira análise, percebemos que esses trabalhos poderiam ser reorganizados e classificados em categorias temáticas. Dessa maneira, consideramos cinco (05) categorias temáticas: Alunos, Professores, Livros didáticos. Metodologias de ensino-aprendizagem por meio de lúdicos, e Pesquisas bibliográficas. Constatamos, que apesar do número de comunicações científicas serem bem maior na categoria em aluno, notamos que ao longo do tempo com realização de cada ENEM, outras categorias foram adicionadas mudando os rumos e as tendências entre as categorias temáticas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42692 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ruben Kessler Ferreira da.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons