Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42692

Compartilhe esta página

Título: A produção científica acerca do conceito de fração nos encontros nacionais de educação matemática: mapeamento das comunicações científicas.
Autor(es): SILVA, Ruben Kessler Ferreira da
Palavras-chave: Encontro Nacional de Educação Matemática; Produção científica; Frações
Data do documento: 18-Jul-2018
Citação: SILVA, Ruben Kessler Ferreira da. A produção científica acerca do conceito de fração nos encontros nacionais de educação matemática: mapeamento das comunicações científicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: A finalidade desse estudo foi investigar a Produção Cientifica acerca do Conceito de Fração nos Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática. Os estudos tomaram como referências a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990), a classificação teórica do conceito de fração proposta por Nunes et al (2003), estudos realizados por Cavalcanti (2004), e as orientações dos documentos oficiais, Brasil (1988). Nosso trabalho acadêmico se consistiu em uma pesquisa documental realizada a partir de um mapeamento das Comunicações Científicas nos Anais do ENEM, compreendendo um período de aproximadamente três décadas de publicações. Iniciamos as buscas a partir do II ENEM, realizado no ano de 1988 ao XII ENEM realizado no ano de 2016. Mapeamos um total de oitenta e nove (89) Comunicações Científicas abordando o conceito de Fração. Em uma primeira análise, percebemos que esses trabalhos poderiam ser reorganizados e classificados em categorias temáticas. Dessa maneira, consideramos cinco (05) categorias temáticas: Alunos, Professores, Livros didáticos. Metodologias de ensino-aprendizagem por meio de lúdicos, e Pesquisas bibliográficas. Constatamos, que apesar do número de comunicações científicas serem bem maior na categoria em aluno, notamos que ao longo do tempo com realização de cada ENEM, outras categorias foram adicionadas mudando os rumos e as tendências entre as categorias temáticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42692
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Ruben Kessler Ferreira da.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons