Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42692

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTI, José Dilson Beserra-
dc.contributor.authorSILVA, Ruben Kessler Ferreira da-
dc.date.accessioned2022-02-03T17:25:23Z-
dc.date.available2022-02-03T17:25:23Z-
dc.date.issued2018-07-18-
dc.date.submitted2022-02-02-
dc.identifier.citationSILVA, Ruben Kessler Ferreira da. A produção científica acerca do conceito de fração nos encontros nacionais de educação matemática: mapeamento das comunicações científicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42692-
dc.description.abstractA finalidade desse estudo foi investigar a Produção Cientifica acerca do Conceito de Fração nos Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática. Os estudos tomaram como referências a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990), a classificação teórica do conceito de fração proposta por Nunes et al (2003), estudos realizados por Cavalcanti (2004), e as orientações dos documentos oficiais, Brasil (1988). Nosso trabalho acadêmico se consistiu em uma pesquisa documental realizada a partir de um mapeamento das Comunicações Científicas nos Anais do ENEM, compreendendo um período de aproximadamente três décadas de publicações. Iniciamos as buscas a partir do II ENEM, realizado no ano de 1988 ao XII ENEM realizado no ano de 2016. Mapeamos um total de oitenta e nove (89) Comunicações Científicas abordando o conceito de Fração. Em uma primeira análise, percebemos que esses trabalhos poderiam ser reorganizados e classificados em categorias temáticas. Dessa maneira, consideramos cinco (05) categorias temáticas: Alunos, Professores, Livros didáticos. Metodologias de ensino-aprendizagem por meio de lúdicos, e Pesquisas bibliográficas. Constatamos, que apesar do número de comunicações científicas serem bem maior na categoria em aluno, notamos que ao longo do tempo com realização de cada ENEM, outras categorias foram adicionadas mudando os rumos e as tendências entre as categorias temáticas.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEncontro Nacional de Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.titleA produção científica acerca do conceito de fração nos encontros nacionais de educação matemática: mapeamento das comunicações científicas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4555126681802238pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7001668802091435pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this study was to investigate the Scientific Production about the Concept of Fraction in the Annals of the National Meetings of Mathematical Education. The studies took as reference, Vergnaud's Conceptual Field Theory (1990), The Theoretical Classification, of the Concept of Fraction proposed by Nunes et al (2003), Studies realized by Cavalcanti (2004), and the orientations of the official documents, Brazil (1988). Our academic work consisted of a documentary research carried out from a mapping of Scientific Communications in the ENEM's Annals, comprising a period of approximately three decades of publications, we began the search from II ENEM, realized in the year of 1988, to XII ENEM carried out in the year 2016, We mapped a total of eighty-nine (89) Scientific Communications addressing the concept of Fraction. And this number of scientific production, in a first analysis, we realized that could be reorganized and classified into thematic categories. In this way, we consider five (05) thematic categories: Students, Teachers, Textbooks. Teaching-learning methodologies through play, and bibliographical research. We found that although the number of scientific communications was much higher in the student category, we noticed that over time with each ENEM, other categories were added by changing the directions and trends between the categories.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Ruben Kessler Ferreira da.pdf1,39 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons