Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42692
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CAVALCANTI, José Dilson Beserra | - |
dc.contributor.author | SILVA, Ruben Kessler Ferreira da | - |
dc.date.accessioned | 2022-02-03T17:25:23Z | - |
dc.date.available | 2022-02-03T17:25:23Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-18 | - |
dc.date.submitted | 2022-02-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ruben Kessler Ferreira da. A produção científica acerca do conceito de fração nos encontros nacionais de educação matemática: mapeamento das comunicações científicas. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42692 | - |
dc.description.abstract | A finalidade desse estudo foi investigar a Produção Cientifica acerca do Conceito de Fração nos Anais dos Encontros Nacionais de Educação Matemática. Os estudos tomaram como referências a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990), a classificação teórica do conceito de fração proposta por Nunes et al (2003), estudos realizados por Cavalcanti (2004), e as orientações dos documentos oficiais, Brasil (1988). Nosso trabalho acadêmico se consistiu em uma pesquisa documental realizada a partir de um mapeamento das Comunicações Científicas nos Anais do ENEM, compreendendo um período de aproximadamente três décadas de publicações. Iniciamos as buscas a partir do II ENEM, realizado no ano de 1988 ao XII ENEM realizado no ano de 2016. Mapeamos um total de oitenta e nove (89) Comunicações Científicas abordando o conceito de Fração. Em uma primeira análise, percebemos que esses trabalhos poderiam ser reorganizados e classificados em categorias temáticas. Dessa maneira, consideramos cinco (05) categorias temáticas: Alunos, Professores, Livros didáticos. Metodologias de ensino-aprendizagem por meio de lúdicos, e Pesquisas bibliográficas. Constatamos, que apesar do número de comunicações científicas serem bem maior na categoria em aluno, notamos que ao longo do tempo com realização de cada ENEM, outras categorias foram adicionadas mudando os rumos e as tendências entre as categorias temáticas. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Encontro Nacional de Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Produção científica | pt_BR |
dc.subject | Frações | pt_BR |
dc.title | A produção científica acerca do conceito de fração nos encontros nacionais de educação matemática: mapeamento das comunicações científicas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4555126681802238 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7001668802091435 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The purpose of this study was to investigate the Scientific Production about the Concept of Fraction in the Annals of the National Meetings of Mathematical Education. The studies took as reference, Vergnaud's Conceptual Field Theory (1990), The Theoretical Classification, of the Concept of Fraction proposed by Nunes et al (2003), Studies realized by Cavalcanti (2004), and the orientations of the official documents, Brazil (1988). Our academic work consisted of a documentary research carried out from a mapping of Scientific Communications in the ENEM's Annals, comprising a period of approximately three decades of publications, we began the search from II ENEM, realized in the year of 1988, to XII ENEM carried out in the year 2016, We mapped a total of eighty-nine (89) Scientific Communications addressing the concept of Fraction. And this number of scientific production, in a first analysis, we realized that could be reorganized and classified into thematic categories. In this way, we consider five (05) thematic categories: Students, Teachers, Textbooks. Teaching-learning methodologies through play, and bibliographical research. We found that although the number of scientific communications was much higher in the student category, we noticed that over time with each ENEM, other categories were added by changing the directions and trends between the categories. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Ruben Kessler Ferreira da.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons