Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42564
Compartilhe esta página
Título: | Ensino da capoeira para pessoas com deficiência motora |
Autor(es): | SANTOS, Bruno Lima |
Palavras-chave: | Capoeira – estudo e ensino; Educação física para pessoas com deficiência |
Data do documento: | 10-Dez-2019 |
Abstract: | Esse trabalho analisa o ensino da capoeira como processo de inclusão escolar. Metodologicamente, o desenho de pesquisa foi divido em três etapas: (1) levantamento de referencial teórico; (2) demonstração através de fotos dos movimentos da capoeira adaptado; e (3) elaboração de um plano de ensino que pode ser modificado de acordo com a necessidade dos educandos. Os resultados preliminares sugerem que a legislação para pessoas com necessidades especiais no mundo, de modo geral, e no Brasil, especificamente, tem avançado de forma protetiva e inclusiva. Em segundo lugar a capoeira pode ser um objeto importante de inclusão escolar. Por fim, os estudos sobre o tema ainda são escassos e precisam de maior atenção para que possamos compreender seu real impacto. Com esse trabalho, esperamos contribuir nos estudos sobre o tema e na visibilidade da capoeira como um mecanismo de inclusão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42564 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santos, Bruno Lima.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons