Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42564
Comparte esta pagina
Título : | Ensino da capoeira para pessoas com deficiência motora |
Autor : | SANTOS, Bruno Lima |
Palabras clave : | Capoeira – estudo e ensino; Educação física para pessoas com deficiência |
Fecha de publicación : | 10-dic-2019 |
Resumen : | Esse trabalho analisa o ensino da capoeira como processo de inclusão escolar. Metodologicamente, o desenho de pesquisa foi divido em três etapas: (1) levantamento de referencial teórico; (2) demonstração através de fotos dos movimentos da capoeira adaptado; e (3) elaboração de um plano de ensino que pode ser modificado de acordo com a necessidade dos educandos. Os resultados preliminares sugerem que a legislação para pessoas com necessidades especiais no mundo, de modo geral, e no Brasil, especificamente, tem avançado de forma protetiva e inclusiva. Em segundo lugar a capoeira pode ser um objeto importante de inclusão escolar. Por fim, os estudos sobre o tema ainda são escassos e precisam de maior atenção para que possamos compreender seu real impacto. Com esse trabalho, esperamos contribuir nos estudos sobre o tema e na visibilidade da capoeira como um mecanismo de inclusão. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42564 |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santos, Bruno Lima.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons