Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42564
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Bruno Lima | - |
dc.date.accessioned | 2022-01-26T17:56:19Z | - |
dc.date.available | 2022-01-26T17:56:19Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-10 | - |
dc.date.submitted | 2022-01-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42564 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho analisa o ensino da capoeira como processo de inclusão escolar. Metodologicamente, o desenho de pesquisa foi divido em três etapas: (1) levantamento de referencial teórico; (2) demonstração através de fotos dos movimentos da capoeira adaptado; e (3) elaboração de um plano de ensino que pode ser modificado de acordo com a necessidade dos educandos. Os resultados preliminares sugerem que a legislação para pessoas com necessidades especiais no mundo, de modo geral, e no Brasil, especificamente, tem avançado de forma protetiva e inclusiva. Em segundo lugar a capoeira pode ser um objeto importante de inclusão escolar. Por fim, os estudos sobre o tema ainda são escassos e precisam de maior atenção para que possamos compreender seu real impacto. Com esse trabalho, esperamos contribuir nos estudos sobre o tema e na visibilidade da capoeira como um mecanismo de inclusão. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Capoeira – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação física para pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.title | Ensino da capoeira para pessoas com deficiência motora | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3104133129052554 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This article analyzes the teaching of capoeira as a process of inclusion school methodologically, the research design was divided into three stages: (1) survey of theoretical framework; (2) demonstration through photos of adapted capoeira movements; and (3) preparation of a teaching plan that can be modified according to the needs of the students. The Preliminary results suggest that legislation for people with special needs in the world, in general, and in Brazil, specifically, has advanced in a protective and inclusive way. Secondly to capoeira can be an important object of school inclusion. Finally, studies on the theme are still scarce and need further attention so that we can understand its real impact. With this work, we hope to contribute to studies on the theme and visibility of capoeira as a mechanism for inclusion. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santos, Bruno Lima.pdf | 1,63 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons