Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42564

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Saulo Fernandes Melo de-
dc.contributor.authorSANTOS, Bruno Lima-
dc.date.accessioned2022-01-26T17:56:19Z-
dc.date.available2022-01-26T17:56:19Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.date.submitted2022-01-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42564-
dc.description.abstractEsse trabalho analisa o ensino da capoeira como processo de inclusão escolar. Metodologicamente, o desenho de pesquisa foi divido em três etapas: (1) levantamento de referencial teórico; (2) demonstração através de fotos dos movimentos da capoeira adaptado; e (3) elaboração de um plano de ensino que pode ser modificado de acordo com a necessidade dos educandos. Os resultados preliminares sugerem que a legislação para pessoas com necessidades especiais no mundo, de modo geral, e no Brasil, especificamente, tem avançado de forma protetiva e inclusiva. Em segundo lugar a capoeira pode ser um objeto importante de inclusão escolar. Por fim, os estudos sobre o tema ainda são escassos e precisam de maior atenção para que possamos compreender seu real impacto. Com esse trabalho, esperamos contribuir nos estudos sobre o tema e na visibilidade da capoeira como um mecanismo de inclusão.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapoeira – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação física para pessoas com deficiênciapt_BR
dc.titleEnsino da capoeira para pessoas com deficiência motorapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3104133129052554pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4274924U5pt_BR
dc.description.abstractxThis article analyzes the teaching of capoeira as a process of inclusion school methodologically, the research design was divided into three stages: (1) survey of theoretical framework; (2) demonstration through photos of adapted capoeira movements; and (3) preparation of a teaching plan that can be modified according to the needs of the students. The Preliminary results suggest that legislation for people with special needs in the world, in general, and in Brazil, specifically, has advanced in a protective and inclusive way. Secondly to capoeira can be an important object of school inclusion. Finally, studies on the theme are still scarce and need further attention so that we can understand its real impact. With this work, we hope to contribute to studies on the theme and visibility of capoeira as a mechanism for inclusion.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Santos, Bruno Lima.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons