Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42564

Share on

Title: Ensino da capoeira para pessoas com deficiência motora
Authors: SANTOS, Bruno Lima
Keywords: Capoeira – estudo e ensino; Educação física para pessoas com deficiência
Issue Date: 10-Dec-2019
Abstract: Esse trabalho analisa o ensino da capoeira como processo de inclusão escolar. Metodologicamente, o desenho de pesquisa foi divido em três etapas: (1) levantamento de referencial teórico; (2) demonstração através de fotos dos movimentos da capoeira adaptado; e (3) elaboração de um plano de ensino que pode ser modificado de acordo com a necessidade dos educandos. Os resultados preliminares sugerem que a legislação para pessoas com necessidades especiais no mundo, de modo geral, e no Brasil, especificamente, tem avançado de forma protetiva e inclusiva. Em segundo lugar a capoeira pode ser um objeto importante de inclusão escolar. Por fim, os estudos sobre o tema ainda são escassos e precisam de maior atenção para que possamos compreender seu real impacto. Com esse trabalho, esperamos contribuir nos estudos sobre o tema e na visibilidade da capoeira como um mecanismo de inclusão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42564
Appears in Collections:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Santos, Bruno Lima.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons