Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42446

Share on

Title: Observando o constrangimento dos outros consumidores: um estudo em situações de falhas na hora de pagar a conta.
Authors: LEITE, Águeda Fernanda de Holanda Cordeiro
Keywords: Comportamento do consumidor; Emoções; Culpa; Arrependimento; Pagamento; Serviços ao cliente
Issue Date: 19-Dec-2018
Citation: LEITE, Águeda Fernanda de Holanda Cordeiro. Observando o constrangimento dos outros consumidores: um estudo em situações de falhas na hora de pagar a conta. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: O presente estudo visa à identificação das emoções sentidas por consumidores vivenciando uma determinada situação cotidiana, e tentando efetuar o pagamento por meio do uso de cartão. As facilidades oferecidas por esta tecnologia podem transformar um momento considerado simples e corriqueiro em algo constrangedor e propulsor de sentimentos como culpa e arrependimento. Especificamente, buscou-se identificar quais emoções estariam sujeitas àqueles que apenas presenciam o momento. Tem como objetivo a análise de percepções de comportamento de terceiros que observam o momento de situação constrangedora, além de distinguir como a culpa pela falha influencia na tomada de decisão em uma próxima compra. A abordagem utilizada foi a experimental between-subjects design e obteve resultados pouco confrontados com a ideia original. Conforme pesquisa, é possível entender que nem sempre os sentimentos são compartilhados da mesma forma por aqueles presentes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42446
Appears in Collections:TCC - Administração - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LEITE, Águeda Fernanda de Holanda Cordeiro.pdf448,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons