Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42235

Comparte esta pagina

Título : Produção de um modelo didático acessível adaptado para o ensino de Ciências a alunos cegos acerca das camadas da atmosfera
Autor : SILVA, Danúbia Maria da
Palabras clave : Biologia – estudo e ensino; Educação inclusiva; Educação de pessoas com deficiência visual
Fecha de publicación : 3-dic-2019
Resumen : Na área das Ciências da natureza abordam conteúdos que se tornam abstratos para os estudantes cegos, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais difícil. Desse modo, houve a necessidade de produzirmos um modelo didático que fosse acessível e inclusivo acerca das camadas atmosféricas, para auxiliar os estudantes e também os professores nesse processo. Com isso, objetivamos nesse trabalho construir um modelo didático sobre as camadas atmosféricas e analisar as possibilidades de sua utilização como recurso didático a partir das impressões dos estudantes, que foram coletadas através de um questionário onde as respostas foram obtidas por gravação de áudio. O modelo didático foi produzido com materiais acessíveis e de baixo custo, contendo alto relevo para ampliar a compreensão dos estudantes cegos e de baixa visão, e o recurso foi todo produzido manualmente. Os resultados foram obtidos a partir da aplicação do modelo didático, onde foi possível observar a satisfação dos estudantes diante dos conhecimentos adquiridos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42235
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Danúbia Maria da Silva.pdf903,58 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons