Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42235

Compartilhe esta página

Título: Produção de um modelo didático acessível adaptado para o ensino de Ciências a alunos cegos acerca das camadas da atmosfera
Autor(es): SILVA, Danúbia Maria da
Palavras-chave: Biologia – estudo e ensino; Educação inclusiva; Educação de pessoas com deficiência visual
Data do documento: 3-Dez-2019
Abstract: Na área das Ciências da natureza abordam conteúdos que se tornam abstratos para os estudantes cegos, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais difícil. Desse modo, houve a necessidade de produzirmos um modelo didático que fosse acessível e inclusivo acerca das camadas atmosféricas, para auxiliar os estudantes e também os professores nesse processo. Com isso, objetivamos nesse trabalho construir um modelo didático sobre as camadas atmosféricas e analisar as possibilidades de sua utilização como recurso didático a partir das impressões dos estudantes, que foram coletadas através de um questionário onde as respostas foram obtidas por gravação de áudio. O modelo didático foi produzido com materiais acessíveis e de baixo custo, contendo alto relevo para ampliar a compreensão dos estudantes cegos e de baixa visão, e o recurso foi todo produzido manualmente. Os resultados foram obtidos a partir da aplicação do modelo didático, onde foi possível observar a satisfação dos estudantes diante dos conhecimentos adquiridos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42235
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Silva, Danúbia Maria da Silva.pdf903,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons