Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42235
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | SILVA, Danúbia Maria da | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T18:07:30Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T18:07:30Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-03 | - |
dc.date.submitted | 2021-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42235 | - |
dc.description.abstract | Na área das Ciências da natureza abordam conteúdos que se tornam abstratos para os estudantes cegos, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais difícil. Desse modo, houve a necessidade de produzirmos um modelo didático que fosse acessível e inclusivo acerca das camadas atmosféricas, para auxiliar os estudantes e também os professores nesse processo. Com isso, objetivamos nesse trabalho construir um modelo didático sobre as camadas atmosféricas e analisar as possibilidades de sua utilização como recurso didático a partir das impressões dos estudantes, que foram coletadas através de um questionário onde as respostas foram obtidas por gravação de áudio. O modelo didático foi produzido com materiais acessíveis e de baixo custo, contendo alto relevo para ampliar a compreensão dos estudantes cegos e de baixa visão, e o recurso foi todo produzido manualmente. Os resultados foram obtidos a partir da aplicação do modelo didático, onde foi possível observar a satisfação dos estudantes diante dos conhecimentos adquiridos. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Educação de pessoas com deficiência visual | pt_BR |
dc.title | Produção de um modelo didático acessível adaptado para o ensino de Ciências a alunos cegos acerca das camadas da atmosfera | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the area of natural sciences they approach content that becomes abstract to blind students, thus making the teaching and learning process more difficult. Thus, there was a need to produce a didactic model that was accessible and inclusive about atmospheric layers, to assist students and teachers in this process. Thus, we aim in this work to build a didactic model on the atmospheric layers and analyze the possibilities of its use as a didactic resource from the students' impressions, which were collected through a questionnaire where the answers were obtained by audio recording. The didactic model was produced with accessible and low cost materials, containing high relief to broaden the understanding of blind and low vision students, and the resource was all produced manually. The results were obtained from the application of the didactic model, where it was possible to observe the students' satisfaction with the acquired knowledge. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Silva, Danúbia Maria da Silva.pdf | 903,58 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons