Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42235
Share on
Title: | Produção de um modelo didático acessível adaptado para o ensino de Ciências a alunos cegos acerca das camadas da atmosfera |
Authors: | SILVA, Danúbia Maria da |
Keywords: | Biologia – estudo e ensino; Educação inclusiva; Educação de pessoas com deficiência visual |
Issue Date: | 3-Dec-2019 |
Abstract: | Na área das Ciências da natureza abordam conteúdos que se tornam abstratos para os estudantes cegos, tornando assim o processo de ensino e aprendizagem mais difícil. Desse modo, houve a necessidade de produzirmos um modelo didático que fosse acessível e inclusivo acerca das camadas atmosféricas, para auxiliar os estudantes e também os professores nesse processo. Com isso, objetivamos nesse trabalho construir um modelo didático sobre as camadas atmosféricas e analisar as possibilidades de sua utilização como recurso didático a partir das impressões dos estudantes, que foram coletadas através de um questionário onde as respostas foram obtidas por gravação de áudio. O modelo didático foi produzido com materiais acessíveis e de baixo custo, contendo alto relevo para ampliar a compreensão dos estudantes cegos e de baixa visão, e o recurso foi todo produzido manualmente. Os resultados foram obtidos a partir da aplicação do modelo didático, onde foi possível observar a satisfação dos estudantes diante dos conhecimentos adquiridos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42235 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Silva, Danúbia Maria da Silva.pdf | 903,58 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License