Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42093

Compartilhe esta página

Título: O ensino de geometria em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental antes e depois do PNLD.
Autor(es): TENÓRIO, Jorge Luís de Moura
Palavras-chave: Geometria; Livros didáticos; Currículos; Matemática (Ensino fundamental); Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Data do documento: 18-Jul-2016
Citação: TENÓRIO, Jorge Luis de Moura. O ensino de geometria em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental antes e depois do PNLD. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Nosso objetivo nesse trabalho foi fazer um estudo da abordagem da geometria em livros didáticos de matemática, com ênfase em examinar quais são as influências e mudanças que ocorreram na estrutura dos livros didáticos antes e depois da implantação do sistema de avaliação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para isso fizemos análises de livros didáticos produzidos antes e depois do PNLD de 1999 e de mesmas autoras. Avaliamos as obras com base no Guia de Livros Didáticos 2014, e no que fala os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de matemática. Por conta das nossas fontes de pesquisa, esta caracterizou-se por ser uma pesquisa documental. Encontramos e expomos as diferenciações ocorridas em livros didáticos de matemática, produzidos pelas autoras, usados no ensino fundamental II, em relação a sua abordagem da geometria, ao longo dos últimos tempos. As principais mudanças encontradas, nos livros, dizem respeito ao aumento do espaço destinado à abordagem de geometria, aumento de seções, chamadas especiais que oferecem suporte extracurricular ao aluno, estrutura dos capítulos ou unidades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42093
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TENÓRIO, Jorge Luís de Moura.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons