Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42093
Share on
Title: | O ensino de geometria em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental antes e depois do PNLD. |
Authors: | TENÓRIO, Jorge Luís de Moura |
Keywords: | Geometria; Livros didáticos; Currículos; Matemática (Ensino fundamental); Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) |
Issue Date: | 18-Jul-2016 |
Citation: | TENÓRIO, Jorge Luis de Moura. O ensino de geometria em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental antes e depois do PNLD. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Nosso objetivo nesse trabalho foi fazer um estudo da abordagem da geometria em livros didáticos de matemática, com ênfase em examinar quais são as influências e mudanças que ocorreram na estrutura dos livros didáticos antes e depois da implantação do sistema de avaliação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para isso fizemos análises de livros didáticos produzidos antes e depois do PNLD de 1999 e de mesmas autoras. Avaliamos as obras com base no Guia de Livros Didáticos 2014, e no que fala os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de matemática. Por conta das nossas fontes de pesquisa, esta caracterizou-se por ser uma pesquisa documental. Encontramos e expomos as diferenciações ocorridas em livros didáticos de matemática, produzidos pelas autoras, usados no ensino fundamental II, em relação a sua abordagem da geometria, ao longo dos últimos tempos. As principais mudanças encontradas, nos livros, dizem respeito ao aumento do espaço destinado à abordagem de geometria, aumento de seções, chamadas especiais que oferecem suporte extracurricular ao aluno, estrutura dos capítulos ou unidades. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42093 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TENÓRIO, Jorge Luís de Moura.pdf | 1,75 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License