Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42093

Share on

Title: O ensino de geometria em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental antes e depois do PNLD.
Authors: TENÓRIO, Jorge Luís de Moura
Keywords: Geometria; Livros didáticos; Currículos; Matemática (Ensino fundamental); Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
Issue Date: 18-Jul-2016
Citation: TENÓRIO, Jorge Luis de Moura. O ensino de geometria em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental antes e depois do PNLD. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Nosso objetivo nesse trabalho foi fazer um estudo da abordagem da geometria em livros didáticos de matemática, com ênfase em examinar quais são as influências e mudanças que ocorreram na estrutura dos livros didáticos antes e depois da implantação do sistema de avaliação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para isso fizemos análises de livros didáticos produzidos antes e depois do PNLD de 1999 e de mesmas autoras. Avaliamos as obras com base no Guia de Livros Didáticos 2014, e no que fala os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de matemática. Por conta das nossas fontes de pesquisa, esta caracterizou-se por ser uma pesquisa documental. Encontramos e expomos as diferenciações ocorridas em livros didáticos de matemática, produzidos pelas autoras, usados no ensino fundamental II, em relação a sua abordagem da geometria, ao longo dos últimos tempos. As principais mudanças encontradas, nos livros, dizem respeito ao aumento do espaço destinado à abordagem de geometria, aumento de seções, chamadas especiais que oferecem suporte extracurricular ao aluno, estrutura dos capítulos ou unidades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42093
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TENÓRIO, Jorge Luís de Moura.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons