Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42093

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorTENÓRIO, Jorge Luís de Moura-
dc.date.accessioned2021-12-10T19:07:49Z-
dc.date.available2021-12-10T19:07:49Z-
dc.date.issued2016-07-18-
dc.date.submitted2021-12-10-
dc.identifier.citationTENÓRIO, Jorge Luis de Moura. O ensino de geometria em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental antes e depois do PNLD. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42093-
dc.description.abstractNosso objetivo nesse trabalho foi fazer um estudo da abordagem da geometria em livros didáticos de matemática, com ênfase em examinar quais são as influências e mudanças que ocorreram na estrutura dos livros didáticos antes e depois da implantação do sistema de avaliação dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Para isso fizemos análises de livros didáticos produzidos antes e depois do PNLD de 1999 e de mesmas autoras. Avaliamos as obras com base no Guia de Livros Didáticos 2014, e no que fala os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de matemática. Por conta das nossas fontes de pesquisa, esta caracterizou-se por ser uma pesquisa documental. Encontramos e expomos as diferenciações ocorridas em livros didáticos de matemática, produzidos pelas autoras, usados no ensino fundamental II, em relação a sua abordagem da geometria, ao longo dos últimos tempos. As principais mudanças encontradas, nos livros, dizem respeito ao aumento do espaço destinado à abordagem de geometria, aumento de seções, chamadas especiais que oferecem suporte extracurricular ao aluno, estrutura dos capítulos ou unidades.pt_BR
dc.format.extent57p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.titleO ensino de geometria em livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental antes e depois do PNLD.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9344491761765453pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxOur goal in this work was to make a study of geometry approach to teaching math books, with emphasis on examining what are the influences and changes that have occurred in the structure of textbooks before and after the evaluation system of the implementation of the textbooks of the National Program Textbook (PNLD). For this we analyzed textbooks produced before and after the 1999 PNLD and same authors. We evaluate the works based on the Guide Textbook 2014 and speaks the National Curriculum Parameters (PCN) math. Because of our research sources, this was characterized by being a documentary research. We find and expose the differences occurred in mathematics textbooks produced by the authors used in basic education II, in relation to its geometry approach over the recent times. The main changes found in books relate to the increase in space for the geometry of approach, increasing sections, special calls that support the extracurricular student, structure of the chapters or units.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TENÓRIO, Jorge Luís de Moura.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons