Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42011

Comparte esta pagina

Título : Tendências em educação matemática em trabalhos de conclusão no curso de matemática da UFPE/CAA: um estado da arte.
Autor : TEIXEIRA, Marcela Maria de Andrade
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino; Trabalho de Conclusão de Curso; Aprendizagem baseada em problemas; Didática; Etnomatemática
Fecha de publicación : 20-ene-2017
Citación : TEIXEIRA, Marcela Maria de Andrade. Tendências em educação matemática em trabalhos de conclusão no curso de matemática da UFPE/CAA: um estado da arte. Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : Este trabalho tem por finalidade mostrar a importância do Trabalho de Conclusão de Curso, tendo em vista que o mesmo surge como uma das atividades propostas para integrar o projeto pedagógico dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática no Brasil. Esta pesquisa se deu no ponto de vista tanto “quantitativo” quanto de natureza “estado da arte”, onde revela as características no decorrer da história de determinado campo de pesquisa, com o objetivo de analisar os 52 trabalhos coletados de acordo com as tendências em Educação Matemática, verificando quais temas tem ou não relação com as mesmas. Vale salientar que essas tendências surgem com o enfoque de obter-se uma melhor relação professor-aluno, tendo em vista que ajuda a desenvolver o caráter cognitivo dos estudantes. Para dar ênfase a este trabalho foi utilizado como referência os autores Fiorentini (1995) e Muller (2000). Na análise em relação aos Trabalhos de Conclusão de Curso verificou-se que nem todos os discentes abordaram as tendências, emergindo apenas para a área de conteúdos matemáticos específicos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42011
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TEIXEIRA, Marcela Maria de Andrade.pdf2,25 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons