Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42011
Share on
Title: | Tendências em educação matemática em trabalhos de conclusão no curso de matemática da UFPE/CAA: um estado da arte. |
Authors: | TEIXEIRA, Marcela Maria de Andrade |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino; Trabalho de Conclusão de Curso; Aprendizagem baseada em problemas; Didática; Etnomatemática |
Issue Date: | 20-Jan-2017 |
Citation: | TEIXEIRA, Marcela Maria de Andrade. Tendências em educação matemática em trabalhos de conclusão no curso de matemática da UFPE/CAA: um estado da arte. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Este trabalho tem por finalidade mostrar a importância do Trabalho de Conclusão de Curso, tendo em vista que o mesmo surge como uma das atividades propostas para integrar o projeto pedagógico dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática no Brasil. Esta pesquisa se deu no ponto de vista tanto “quantitativo” quanto de natureza “estado da arte”, onde revela as características no decorrer da história de determinado campo de pesquisa, com o objetivo de analisar os 52 trabalhos coletados de acordo com as tendências em Educação Matemática, verificando quais temas tem ou não relação com as mesmas. Vale salientar que essas tendências surgem com o enfoque de obter-se uma melhor relação professor-aluno, tendo em vista que ajuda a desenvolver o caráter cognitivo dos estudantes. Para dar ênfase a este trabalho foi utilizado como referência os autores Fiorentini (1995) e Muller (2000). Na análise em relação aos Trabalhos de Conclusão de Curso verificou-se que nem todos os discentes abordaram as tendências, emergindo apenas para a área de conteúdos matemáticos específicos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42011 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TEIXEIRA, Marcela Maria de Andrade.pdf | 2,25 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License