Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42011

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Edelweis José Tavares-
dc.contributor.authorTEIXEIRA, Marcela Maria de Andrade-
dc.date.accessioned2021-12-08T19:17:22Z-
dc.date.available2021-12-08T19:17:22Z-
dc.date.issued2017-01-20-
dc.date.submitted2021-12-08-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Marcela Maria de Andrade. Tendências em educação matemática em trabalhos de conclusão no curso de matemática da UFPE/CAA: um estado da arte. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42011-
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade mostrar a importância do Trabalho de Conclusão de Curso, tendo em vista que o mesmo surge como uma das atividades propostas para integrar o projeto pedagógico dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática no Brasil. Esta pesquisa se deu no ponto de vista tanto “quantitativo” quanto de natureza “estado da arte”, onde revela as características no decorrer da história de determinado campo de pesquisa, com o objetivo de analisar os 52 trabalhos coletados de acordo com as tendências em Educação Matemática, verificando quais temas tem ou não relação com as mesmas. Vale salientar que essas tendências surgem com o enfoque de obter-se uma melhor relação professor-aluno, tendo em vista que ajuda a desenvolver o caráter cognitivo dos estudantes. Para dar ênfase a este trabalho foi utilizado como referência os autores Fiorentini (1995) e Muller (2000). Na análise em relação aos Trabalhos de Conclusão de Curso verificou-se que nem todos os discentes abordaram as tendências, emergindo apenas para a área de conteúdos matemáticos específicos.pt_BR
dc.format.extent70p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.titleTendências em educação matemática em trabalhos de conclusão no curso de matemática da UFPE/CAA: um estado da arte.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSANTOS, Maria Lucivânia Souza dos-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7801037640622064pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this paper is to show the importance of the Final Papers, considering that it appears as one of the activities proposed to integrate the pedagogical project of the Bachelor in Mathematics degree and Mathematics Bachelor in Education in Brazil. This research was carried out in both the "quantitative" and the "state of the art" points of view, where it reveals the characteristics in the course of the history of a given field of research, with the objective of analyzing 52 works collected according to the trends in Mathematical Education, verifying which themes have or do not relate to them. It is noteworthy that these tendencies arise with the focus of obtaining a better teacher-student relationship, since it helps to develop students' cognitive character. To emphasize this work, it was used as reference the authors Fiorentini (1995) and Muller (2000). In the analysis of the Final Papers was verified that not all the students approached the trends, emerging only to the area of specific mathematical contents.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/3530135265961814pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEIXEIRA, Marcela Maria de Andrade.pdf2,25 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons