Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41815
Compartilhe esta página
Título: | Investigando a noção de equação no livro didático de matemática. |
Autor(es): | SILVA, José Edmilson Melo da |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Matemática - História; Livros didáticos; Álgebra |
Data do documento: | 5-Jul-2017 |
Citação: | SILVA, José Edmilson Melo da. Investigando a noção de equação no livro didático de matemática. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa na perspectiva da Educação Matemática, que investigou a noção de equação no Ensino Fundamental II a partir do livro didático. Pesquisa essa que se justifica nas constantes dificuldades de aprendizagem e de ensino relacionadas a esse conceito tão importante na Matemática e no cotidiano. Diante dos problemas associados ao ensino e à aprendizagem de equação, surge um questionamento a cerca de quais contextos contemplam a noção de equação e de como a mesma é tratada nestes contextos no decorrer do Ensino Fundamental. A fim de responder às constantes inquietações derivadas desse questionamento, optamos por investigar a cerca da abordagem das equações ancorada na análise do livro didático de Matemática. Nosso objetivo, portanto, foi identificar como a noção de equação é concebida no livro didático com relação ao contexto em que se insere e a forma com que é tratada. A priori, apreciamos uma revisão de literatura a cerca das equações na história, apresentamos como as recomendações curriculares sugerem a abordagem desse conceito e investigamos como os significados de equação, apresentados na pesquisa de Ribeiro (2007), são concebidos por professores de Matemática e alunos do Ensino Médio, utilizando-nos das investigações de Barbosa (2009) e de Dorigo (2010), respectivamente. Então, abraçando o perfil conceitual de equação, proposto por Ribeiro (2013), selecionamos uma coleção de livro didático do Ensino Fundamental II, aprovada no PNLD 2017, para investigar as atividades que exploraram o trabalho com as equações no livro. Para tal, utilizamo-nos, como passos metodológicos, de uma sondagem das atividades que contemplam esse conceito ao longo de cada volume da coleção e, em seguida, de uma análise das mesmas, categorizando-as quanto a sua pertinência com as zonas do perfil conceitual referido, a fim de encontrar pontos importantes para a pesquisa. Pudemos, então, identificar como os contextos prático, geométrico, estrutural e processual trabalham as equações e como se fazem presentes os tratamentos intuitivo, dedutivo, generalista, tecnicista e aplicacional no decorrer dos quatro volumes da coleção e, assim, verificar como as equações são concebidas durante os quatro anos do Ensino Fundamental II a partir do livro didático analisado. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41815 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, José Edmilson Melo da.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons