Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41815

Share on

Title: Investigando a noção de equação no livro didático de matemática.
Authors: SILVA, José Edmilson Melo da
Keywords: Matemática - Estudo e ensino; Matemática - História; Livros didáticos; Álgebra
Issue Date: 5-Jul-2017
Citation: SILVA, José Edmilson Melo da. Investigando a noção de equação no livro didático de matemática. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa na perspectiva da Educação Matemática, que investigou a noção de equação no Ensino Fundamental II a partir do livro didático. Pesquisa essa que se justifica nas constantes dificuldades de aprendizagem e de ensino relacionadas a esse conceito tão importante na Matemática e no cotidiano. Diante dos problemas associados ao ensino e à aprendizagem de equação, surge um questionamento a cerca de quais contextos contemplam a noção de equação e de como a mesma é tratada nestes contextos no decorrer do Ensino Fundamental. A fim de responder às constantes inquietações derivadas desse questionamento, optamos por investigar a cerca da abordagem das equações ancorada na análise do livro didático de Matemática. Nosso objetivo, portanto, foi identificar como a noção de equação é concebida no livro didático com relação ao contexto em que se insere e a forma com que é tratada. A priori, apreciamos uma revisão de literatura a cerca das equações na história, apresentamos como as recomendações curriculares sugerem a abordagem desse conceito e investigamos como os significados de equação, apresentados na pesquisa de Ribeiro (2007), são concebidos por professores de Matemática e alunos do Ensino Médio, utilizando-nos das investigações de Barbosa (2009) e de Dorigo (2010), respectivamente. Então, abraçando o perfil conceitual de equação, proposto por Ribeiro (2013), selecionamos uma coleção de livro didático do Ensino Fundamental II, aprovada no PNLD 2017, para investigar as atividades que exploraram o trabalho com as equações no livro. Para tal, utilizamo-nos, como passos metodológicos, de uma sondagem das atividades que contemplam esse conceito ao longo de cada volume da coleção e, em seguida, de uma análise das mesmas, categorizando-as quanto a sua pertinência com as zonas do perfil conceitual referido, a fim de encontrar pontos importantes para a pesquisa. Pudemos, então, identificar como os contextos prático, geométrico, estrutural e processual trabalham as equações e como se fazem presentes os tratamentos intuitivo, dedutivo, generalista, tecnicista e aplicacional no decorrer dos quatro volumes da coleção e, assim, verificar como as equações são concebidas durante os quatro anos do Ensino Fundamental II a partir do livro didático analisado.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41815
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, José Edmilson Melo da.pdf2,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons