Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41815
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Edelweis José Tavares | - |
dc.contributor.author | SILVA, José Edmilson Melo da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T18:22:20Z | - |
dc.date.available | 2021-11-24T18:22:20Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-05 | - |
dc.date.submitted | 2017-11-24 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, José Edmilson Melo da. Investigando a noção de equação no livro didático de matemática. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41815 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa na perspectiva da Educação Matemática, que investigou a noção de equação no Ensino Fundamental II a partir do livro didático. Pesquisa essa que se justifica nas constantes dificuldades de aprendizagem e de ensino relacionadas a esse conceito tão importante na Matemática e no cotidiano. Diante dos problemas associados ao ensino e à aprendizagem de equação, surge um questionamento a cerca de quais contextos contemplam a noção de equação e de como a mesma é tratada nestes contextos no decorrer do Ensino Fundamental. A fim de responder às constantes inquietações derivadas desse questionamento, optamos por investigar a cerca da abordagem das equações ancorada na análise do livro didático de Matemática. Nosso objetivo, portanto, foi identificar como a noção de equação é concebida no livro didático com relação ao contexto em que se insere e a forma com que é tratada. A priori, apreciamos uma revisão de literatura a cerca das equações na história, apresentamos como as recomendações curriculares sugerem a abordagem desse conceito e investigamos como os significados de equação, apresentados na pesquisa de Ribeiro (2007), são concebidos por professores de Matemática e alunos do Ensino Médio, utilizando-nos das investigações de Barbosa (2009) e de Dorigo (2010), respectivamente. Então, abraçando o perfil conceitual de equação, proposto por Ribeiro (2013), selecionamos uma coleção de livro didático do Ensino Fundamental II, aprovada no PNLD 2017, para investigar as atividades que exploraram o trabalho com as equações no livro. Para tal, utilizamo-nos, como passos metodológicos, de uma sondagem das atividades que contemplam esse conceito ao longo de cada volume da coleção e, em seguida, de uma análise das mesmas, categorizando-as quanto a sua pertinência com as zonas do perfil conceitual referido, a fim de encontrar pontos importantes para a pesquisa. Pudemos, então, identificar como os contextos prático, geométrico, estrutural e processual trabalham as equações e como se fazem presentes os tratamentos intuitivo, dedutivo, generalista, tecnicista e aplicacional no decorrer dos quatro volumes da coleção e, assim, verificar como as equações são concebidas durante os quatro anos do Ensino Fundamental II a partir do livro didático analisado. | pt_BR |
dc.format.extent | 127p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Matemática - História | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.title | Investigando a noção de equação no livro didático de matemática. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9882655318419014 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/7801037640622064 | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study presents the results of a qualitative research from the Mathematics Education perspective, which investigated the notion of equation from Secondary School textbooks. This research is justified by the constant difficulties of learning and teaching this important concept in Mathematics and in everyday life. In the face of problems associated with teaching and learning equation, a question arises about which contexts contemplate the notion of equation and how they treat it throughout Secondary School. In order to answer the constant concerns derived from this question, we propose an investigation about the approach of equations based on the analysis of Mathematics textbook. We aimed to identify how the notion of equation is conceived in the textbook regarding the context in which it is inserted as well as the way it is treated. Firstly, we identified a literature review about equations throughout History, followed by presenting how the curricular recommendations suggest approaching this concept and then investigated how the meanings of equation, presented in the research of Ribeiro (2007), are conceived by high-school students and Mathematics teachers, based on the investigations carried out by Barbosa (2009) and Dorigo (2010). Then, by embracing the conceptual profile of equation proposed by Ribeiro (2013), we selected a textbook collection from Secondary Education, approved at PNLD 2017, to carry out an investigation about the activities that explored equations in the book. For this aim, we employed as methodological steps a survey of the activities that contemplate this concept throughout each volume of the collection and then an analysis, categorizing them regarding their relevance to the profile zones in order to find important points for the research. We were able to identify how the practical, geometric, structural and procedural contexts work the equations and how the intuitive, deductive, generalist, technicist and application treatments are present throughout the four volumes of the collection and thus verify how the equations are conceived during the four years of secondary school based on the textbook analysed. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, José Edmilson Melo da.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons