Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41812
Comparte esta pagina
Título : | Aprendendo e se divertindo com combinatória: uma proposta com uso do jogo master mind para anos finais do ensino fundamental. |
Autor : | SILVA, Jhon Lourenço da |
Palabras clave : | Jogos no ensino de matemática; Matemática recreativa; Análise combinatória |
Fecha de publicación : | 21-dic-2017 |
Citación : | SILVA, Jhon Lourenço da. Aprendendo e se divertindo com combinatória: uma proposta com uso do jogo master mind para anos finais do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2017. |
Resumen : | A presente pesquisa se trata de uma intervenção aplicada em duas turmas do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Caruaru. Teve como objetivo investigar o efeito de intervenções com uso do jogo Master Mind, para fixação ou introdução de conceitos relativos a problemas combinatórios, analisando o desempenho dos grupos na resolução desses problemas e observando impressões dos alunos com relação às intervenções. As turmas de aplicação foram determinadas como Grupo A (fixação de conceitos) e Grupo B (introdução de conceitos). No geral o Grupo B teve um desempenho um pouco melhor que o A, mas ambos os desempenhos foram considerados satisfatórios. O grupo A teve melhor desempenho no problema de permutação, já o grupo B teve desempenho maior nos problemas de arranjo e de combinação. Nenhum dos grupos obteve acertos totais no problema de combinação. As estratégias de resolução utilizadas pelos grupos no problema de permutação foram o diagrama de árvore/percepção de regularidade. No problema de arranjo houve diferenças, o grupo A não apresentou estratégias e em seguida utilizou o Princípio Fundamental da Contagem (PFC), e o Grupo B usou diagrama de árvore e listagem. No de combinação o Grupo A utilizou o PFC, enquanto que o grupo B não apresentou estratégia, seguido por diagrama de árvore. Entre as impressões deixadas pelo jogo, constatou-se que os alunos consideraram que ele desenvolve o raciocínio, torna a aula mais dinâmica o que proporcionou aprendizagens sobre procedimentos de resolução de problemas combinatórios e ganhos com relação a atitudes pessoais em relação a matemática. O grupo B considerou cansativa a listagem de todas as possibilidades. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41812 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Jhon Lourenço da.pdf | 1,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons