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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41812

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dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorSILVA, Jhon Lourenço da-
dc.date.accessioned2021-11-24T17:42:56Z-
dc.date.available2021-11-24T17:42:56Z-
dc.date.issued2017-12-21-
dc.date.submitted2021-11-24-
dc.identifier.citationSILVA, Jhon Lourenço da. Aprendendo e se divertindo com combinatória: uma proposta com uso do jogo master mind para anos finais do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41812-
dc.description.abstractA presente pesquisa se trata de uma intervenção aplicada em duas turmas do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Caruaru. Teve como objetivo investigar o efeito de intervenções com uso do jogo Master Mind, para fixação ou introdução de conceitos relativos a problemas combinatórios, analisando o desempenho dos grupos na resolução desses problemas e observando impressões dos alunos com relação às intervenções. As turmas de aplicação foram determinadas como Grupo A (fixação de conceitos) e Grupo B (introdução de conceitos). No geral o Grupo B teve um desempenho um pouco melhor que o A, mas ambos os desempenhos foram considerados satisfatórios. O grupo A teve melhor desempenho no problema de permutação, já o grupo B teve desempenho maior nos problemas de arranjo e de combinação. Nenhum dos grupos obteve acertos totais no problema de combinação. As estratégias de resolução utilizadas pelos grupos no problema de permutação foram o diagrama de árvore/percepção de regularidade. No problema de arranjo houve diferenças, o grupo A não apresentou estratégias e em seguida utilizou o Princípio Fundamental da Contagem (PFC), e o Grupo B usou diagrama de árvore e listagem. No de combinação o Grupo A utilizou o PFC, enquanto que o grupo B não apresentou estratégia, seguido por diagrama de árvore. Entre as impressões deixadas pelo jogo, constatou-se que os alunos consideraram que ele desenvolve o raciocínio, torna a aula mais dinâmica o que proporcionou aprendizagens sobre procedimentos de resolução de problemas combinatórios e ganhos com relação a atitudes pessoais em relação a matemática. O grupo B considerou cansativa a listagem de todas as possibilidades.pt_BR
dc.format.extent60p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos no ensino de matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática recreativapt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.titleAprendendo e se divertindo com combinatória: uma proposta com uso do jogo master mind para anos finais do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7600099545549405pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe present research deals with an intervention applied in two 8th grade classes of an elementary school in the public sector in Caruaru. The objective was to investigate the effect of interventions by using the game Master Mind, to introduce and fix concepts related to combinatorial problems, analyzing the groups' performance in solving these problems and observing the students' impressions concerning the interventions. The classes in which these tests occured were determined as Group A (concept fixation) and Group B (concept introduction). Overall Group B had a slightly better performance than group A, but both performances were considered satisfactory. Group A had better performance in the permutation problem, however, group B had a greater performance in the arrangement and combination problems. None of the groups obtained total score on the combination problem. The resolution strategies used by the groups in the permutation problem were the tree diagram / perception of regularity. In the arrangement problem there were diferences, group A did not present strategies and then used the Fundamental Principle of Counting (FPC), and Group B used tree and listing diagram. In the combination, Group A used the FPC, while group B did not present a strategy, followed by tree diagram. Among the impressions left by the game, it was found that the students considered it to develop thought, make classes more dynamic which provided learning on combinatorial problem solving procedures and gains regarding personal attitudes towards mathematics. Group B considered tiresome the listing of all possibilities.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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