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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41812

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Título: Aprendendo e se divertindo com combinatória: uma proposta com uso do jogo master mind para anos finais do ensino fundamental.
Autor(es): SILVA, Jhon Lourenço da
Palavras-chave: Jogos no ensino de matemática; Matemática recreativa; Análise combinatória
Data do documento: 21-Dez-2017
Citação: SILVA, Jhon Lourenço da. Aprendendo e se divertindo com combinatória: uma proposta com uso do jogo master mind para anos finais do ensino fundamental. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: A presente pesquisa se trata de uma intervenção aplicada em duas turmas do 8º ano do ensino fundamental de uma escola pública do município de Caruaru. Teve como objetivo investigar o efeito de intervenções com uso do jogo Master Mind, para fixação ou introdução de conceitos relativos a problemas combinatórios, analisando o desempenho dos grupos na resolução desses problemas e observando impressões dos alunos com relação às intervenções. As turmas de aplicação foram determinadas como Grupo A (fixação de conceitos) e Grupo B (introdução de conceitos). No geral o Grupo B teve um desempenho um pouco melhor que o A, mas ambos os desempenhos foram considerados satisfatórios. O grupo A teve melhor desempenho no problema de permutação, já o grupo B teve desempenho maior nos problemas de arranjo e de combinação. Nenhum dos grupos obteve acertos totais no problema de combinação. As estratégias de resolução utilizadas pelos grupos no problema de permutação foram o diagrama de árvore/percepção de regularidade. No problema de arranjo houve diferenças, o grupo A não apresentou estratégias e em seguida utilizou o Princípio Fundamental da Contagem (PFC), e o Grupo B usou diagrama de árvore e listagem. No de combinação o Grupo A utilizou o PFC, enquanto que o grupo B não apresentou estratégia, seguido por diagrama de árvore. Entre as impressões deixadas pelo jogo, constatou-se que os alunos consideraram que ele desenvolve o raciocínio, torna a aula mais dinâmica o que proporcionou aprendizagens sobre procedimentos de resolução de problemas combinatórios e ganhos com relação a atitudes pessoais em relação a matemática. O grupo B considerou cansativa a listagem de todas as possibilidades.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41812
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

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