Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41807
Share on
Title: | Área e perímetro: identificando concepções em alunos do 9° ano em uma escola do município de Caruaru. |
Authors: | SILVA, Elton Torres da |
Keywords: | Matemática - Estudo e ensino; Geometria; Ensino fundamental |
Issue Date: | 24-Oct-2017 |
Citation: | SILVA, Elton Torres da. Área e perímetro: identificando concepções em alunos do 9° ano em uma escola do município de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | Motivados por experiências vivenciadas em nossa formação enquanto licenciando de Matemática, propomos como objetivo deste trabalho identificar concepções numéricas e concepções geométricas demonstradas por alunos de 9° ano na resolução de atividades relacionadas aos conteúdos de área e de perímetro de figuras planas. Para a coleta de dados utilizamos um conjunto de atividades elaborado a partir dos trabalhos de Ferreira (2010) e Henriques (2011) e que foi aplicado a uma turma de 26 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Caruaru. A análise dos dados foi fundamentada na abordagem de área e de perímetro como grandezas refletindo no trabalho de Douady e Perrin-Glorian (1988) e no conhecimento dos teoremas-em-ação ligados às “situações que dão sentido ao conceito de área” instituídos por Baltar (1996), revela a mobilização de concepções numéricas e concepções geométricas concentradas na confusão ou não dissociação entre área e perímetro, na representação das medidas de área e perímetro apenas por um número e na utilização de fórmula em contexto em que ela não se enquadra. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41807 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Elton Torres da.pdf | 2,86 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License