Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41807

Compartilhe esta página

Título: Área e perímetro: identificando concepções em alunos do 9° ano em uma escola do município de Caruaru.
Autor(es): SILVA, Elton Torres da
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino; Geometria; Ensino fundamental
Data do documento: 24-Out-2017
Citação: SILVA, Elton Torres da. Área e perímetro: identificando concepções em alunos do 9° ano em uma escola do município de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Motivados por experiências vivenciadas em nossa formação enquanto licenciando de Matemática, propomos como objetivo deste trabalho identificar concepções numéricas e concepções geométricas demonstradas por alunos de 9° ano na resolução de atividades relacionadas aos conteúdos de área e de perímetro de figuras planas. Para a coleta de dados utilizamos um conjunto de atividades elaborado a partir dos trabalhos de Ferreira (2010) e Henriques (2011) e que foi aplicado a uma turma de 26 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Caruaru. A análise dos dados foi fundamentada na abordagem de área e de perímetro como grandezas refletindo no trabalho de Douady e Perrin-Glorian (1988) e no conhecimento dos teoremas-em-ação ligados às “situações que dão sentido ao conceito de área” instituídos por Baltar (1996), revela a mobilização de concepções numéricas e concepções geométricas concentradas na confusão ou não dissociação entre área e perímetro, na representação das medidas de área e perímetro apenas por um número e na utilização de fórmula em contexto em que ela não se enquadra.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41807
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Elton Torres da.pdf2,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons