Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41807

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS JÚNIOR, Valdir Bezerra dos-
dc.contributor.authorSILVA, Elton Torres da-
dc.date.accessioned2021-11-24T13:56:27Z-
dc.date.available2021-11-24T13:56:27Z-
dc.date.issued2017-10-24-
dc.date.submitted2021-11-24-
dc.identifier.citationSILVA, Elton Torres da. Área e perímetro: identificando concepções em alunos do 9° ano em uma escola do município de Caruaru. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41807-
dc.description.abstractMotivados por experiências vivenciadas em nossa formação enquanto licenciando de Matemática, propomos como objetivo deste trabalho identificar concepções numéricas e concepções geométricas demonstradas por alunos de 9° ano na resolução de atividades relacionadas aos conteúdos de área e de perímetro de figuras planas. Para a coleta de dados utilizamos um conjunto de atividades elaborado a partir dos trabalhos de Ferreira (2010) e Henriques (2011) e que foi aplicado a uma turma de 26 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal de Caruaru. A análise dos dados foi fundamentada na abordagem de área e de perímetro como grandezas refletindo no trabalho de Douady e Perrin-Glorian (1988) e no conhecimento dos teoremas-em-ação ligados às “situações que dão sentido ao conceito de área” instituídos por Baltar (1996), revela a mobilização de concepções numéricas e concepções geométricas concentradas na confusão ou não dissociação entre área e perímetro, na representação das medidas de área e perímetro apenas por um número e na utilização de fórmula em contexto em que ela não se enquadra.pt_BR
dc.format.extent110p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleÁrea e perímetro: identificando concepções em alunos do 9° ano em uma escola do município de Caruaru.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4303117052907026pt_BR
dc.description.abstractxMotivated by experiences in our formation while graduating in Mathematics, we propose as objective of this work to identify numerical conceptions and geometric conceptions demonstrated by students of 9th grade in the resolution of activities related to the contents of area and perimeter of flat figures. In order to collect data, we used a set of activities based on the works of Ferreira (2010) and Henriques (2011) and applied to a class of 26 students from the 9th grade of Elementary School of a public school of the municipal network of Caruaru. The analysis of the data based on the area and perimeter approach as magnitudes reflected in the work of Douady and Perrin-Glorian (1988) and the knowledge of the theorems-in-action linked to "situations that give meaning to the concept of area" instituted by Baltar (1996), reveals the mobilization of numerical conceptions and geometric conceptions concentrated in the confusion or non-dissociation between area and perimeter, in the representation of the area and perimeter measures only by a number and in the use of formula in context in which it does not fit.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Elton Torres da.pdf2,86 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons