Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41764

Comparte esta pagina

Título : Análise de erros em problemas de cálculo integral: um estudo com discentes do curso de Matemática - Licenciatura.
Autor : SANTOS, Pedro Henrique dos
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino - Análise de erros; Aprendizagem baseada em problemas; Cálculo integral; Erro
Fecha de publicación : 11-dic-2017
Citación : SANTOS, Pedro Henrique dos. Análise de erros em problemas de cálculo integral: um estudo com discentes do curso de Matemática - Licenciatura. Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : Desde o início do século XX o erro vem sendo objeto de estudo no ensino de Matemática, pois embora continue sendo tratado por muitos como obstáculo, sinal de não-aprendizagem ou como algo negativo, diversas pesquisas sobre esse tema provam o contrário. Com base nos estudos de pesquisadores como Pinto (2000), Cury (2003; 2008; 2010), Correia (2010), Rios e Vieira (2016), Torre (2007) e La Taille (1997), resolvemos investigar as principais dificuldades dos estudantes do curso de Matemática-Licenciatura da UFPE-CAA diante de questões que envolvem integral. Como subsídio para o alcance do objetivo supracitado resolvemos aplicar um questionário composto por 4 questões a um grupo de 20 alunos e, a partir do questionário, analisamos e classificamos os erros cometidos pelos estudantes, suas potencialidades e possíveis contribuições para os processos de ensino e aprendizagem do cálculo integral. Ao final, pudemos notar que os erros mais recorrentes se davam pelo não conhecimento de técnicas de integração, falsas generalizações, equívocos algébricos e erros em procedimentos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41764
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Pedro Henrique dos.pdf2,64 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons