Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41764

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRICARDO, Cleiton de Lima-
dc.contributor.authorSANTOS, Pedro Henrique dos-
dc.date.accessioned2021-11-22T17:31:05Z-
dc.date.available2021-11-22T17:31:05Z-
dc.date.issued2017-12-11-
dc.date.submitted2021-11-22-
dc.identifier.citationSANTOS, Pedro Henrique dos. Análise de erros em problemas de cálculo integral: um estudo com discentes do curso de Matemática - Licenciatura. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41764-
dc.description.abstractDesde o início do século XX o erro vem sendo objeto de estudo no ensino de Matemática, pois embora continue sendo tratado por muitos como obstáculo, sinal de não-aprendizagem ou como algo negativo, diversas pesquisas sobre esse tema provam o contrário. Com base nos estudos de pesquisadores como Pinto (2000), Cury (2003; 2008; 2010), Correia (2010), Rios e Vieira (2016), Torre (2007) e La Taille (1997), resolvemos investigar as principais dificuldades dos estudantes do curso de Matemática-Licenciatura da UFPE-CAA diante de questões que envolvem integral. Como subsídio para o alcance do objetivo supracitado resolvemos aplicar um questionário composto por 4 questões a um grupo de 20 alunos e, a partir do questionário, analisamos e classificamos os erros cometidos pelos estudantes, suas potencialidades e possíveis contribuições para os processos de ensino e aprendizagem do cálculo integral. Ao final, pudemos notar que os erros mais recorrentes se davam pelo não conhecimento de técnicas de integração, falsas generalizações, equívocos algébricos e erros em procedimentos.pt_BR
dc.format.extent108p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino - Análise de errospt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectCálculo integralpt_BR
dc.subjectErropt_BR
dc.titleAnálise de erros em problemas de cálculo integral: um estudo com discentes do curso de Matemática - Licenciatura.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5038805728714363pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6945271130997126pt_BR
dc.description.abstractxSince the beginning of the twentieth century the error has been the object of study in the math teaching, because although it continues to be treated by many as an obstacle, a sign of non-learning or as something negative, several researches on this theme prove otherwise. Based on the studies of researchers as Pinto (2000), Cury (2003; 2008; 2010), Correia (2010), Rios & Vieira (2016), Torre (2007) and La Taille (1997), we decided to investigate the main difficulties of the Mathematics-graduation UFPE-CAA students in the face of questions with integrals. As a subsidy for the execution achievement of the aforementioned objective, we decided to apply a questionnaire composed of 4 questions to a group of 20 students and, from the questionnaire, we analyze and classify the errors committed by students, their potentialities and possible contributions to the teaching and learning processes of integral calculus. In the end, we could note that the most recurring errors were the lack of knowledge of integration techniques, false generalizations, algebraic misunderstandings and procedural errors.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANTOS, Pedro Henrique dos.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons