Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41764
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | RICARDO, Cleiton de Lima | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Pedro Henrique dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T17:31:05Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T17:31:05Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-11 | - |
dc.date.submitted | 2021-11-22 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Pedro Henrique dos. Análise de erros em problemas de cálculo integral: um estudo com discentes do curso de Matemática - Licenciatura. Caruaru: O Autor, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41764 | - |
dc.description.abstract | Desde o início do século XX o erro vem sendo objeto de estudo no ensino de Matemática, pois embora continue sendo tratado por muitos como obstáculo, sinal de não-aprendizagem ou como algo negativo, diversas pesquisas sobre esse tema provam o contrário. Com base nos estudos de pesquisadores como Pinto (2000), Cury (2003; 2008; 2010), Correia (2010), Rios e Vieira (2016), Torre (2007) e La Taille (1997), resolvemos investigar as principais dificuldades dos estudantes do curso de Matemática-Licenciatura da UFPE-CAA diante de questões que envolvem integral. Como subsídio para o alcance do objetivo supracitado resolvemos aplicar um questionário composto por 4 questões a um grupo de 20 alunos e, a partir do questionário, analisamos e classificamos os erros cometidos pelos estudantes, suas potencialidades e possíveis contribuições para os processos de ensino e aprendizagem do cálculo integral. Ao final, pudemos notar que os erros mais recorrentes se davam pelo não conhecimento de técnicas de integração, falsas generalizações, equívocos algébricos e erros em procedimentos. | pt_BR |
dc.format.extent | 108p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino - Análise de erros | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Cálculo integral | pt_BR |
dc.subject | Erro | pt_BR |
dc.title | Análise de erros em problemas de cálculo integral: um estudo com discentes do curso de Matemática - Licenciatura. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5038805728714363 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6945271130997126 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Since the beginning of the twentieth century the error has been the object of study in the math teaching, because although it continues to be treated by many as an obstacle, a sign of non-learning or as something negative, several researches on this theme prove otherwise. Based on the studies of researchers as Pinto (2000), Cury (2003; 2008; 2010), Correia (2010), Rios & Vieira (2016), Torre (2007) and La Taille (1997), we decided to investigate the main difficulties of the Mathematics-graduation UFPE-CAA students in the face of questions with integrals. As a subsidy for the execution achievement of the aforementioned objective, we decided to apply a questionnaire composed of 4 questions to a group of 20 students and, from the questionnaire, we analyze and classify the errors committed by students, their potentialities and possible contributions to the teaching and learning processes of integral calculus. In the end, we could note that the most recurring errors were the lack of knowledge of integration techniques, false generalizations, algebraic misunderstandings and procedural errors. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Matemática | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Pedro Henrique dos.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons