Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41764

Share on

Title: Análise de erros em problemas de cálculo integral: um estudo com discentes do curso de Matemática - Licenciatura.
Authors: SANTOS, Pedro Henrique dos
Keywords: Matemática - Estudo e ensino - Análise de erros; Aprendizagem baseada em problemas; Cálculo integral; Erro
Issue Date: 11-Dec-2017
Citation: SANTOS, Pedro Henrique dos. Análise de erros em problemas de cálculo integral: um estudo com discentes do curso de Matemática - Licenciatura. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: Desde o início do século XX o erro vem sendo objeto de estudo no ensino de Matemática, pois embora continue sendo tratado por muitos como obstáculo, sinal de não-aprendizagem ou como algo negativo, diversas pesquisas sobre esse tema provam o contrário. Com base nos estudos de pesquisadores como Pinto (2000), Cury (2003; 2008; 2010), Correia (2010), Rios e Vieira (2016), Torre (2007) e La Taille (1997), resolvemos investigar as principais dificuldades dos estudantes do curso de Matemática-Licenciatura da UFPE-CAA diante de questões que envolvem integral. Como subsídio para o alcance do objetivo supracitado resolvemos aplicar um questionário composto por 4 questões a um grupo de 20 alunos e, a partir do questionário, analisamos e classificamos os erros cometidos pelos estudantes, suas potencialidades e possíveis contribuições para os processos de ensino e aprendizagem do cálculo integral. Ao final, pudemos notar que os erros mais recorrentes se davam pelo não conhecimento de técnicas de integração, falsas generalizações, equívocos algébricos e erros em procedimentos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41764
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SANTOS, Pedro Henrique dos.pdf2,64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons