Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41697

Share on

Title: Uma análise da utilização do recurso história da matemática por autores de livros didáticos do ensino médio.
Authors: ROCHA, José Mazinho Barbosa da
Keywords: Matemática - História; Geometria; Livros didáticos
Issue Date: 19-Dec-2017
Citation: ROCHA, José Mazinho Barbosa da. Uma análise da utilização do recurso história da matemática por autores de livros didáticos do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2017.
Abstract: capítulos de geometria em coleções de livros didáticos do Ensino Médio aprovadas simultaneamente m todos os PNLDs dos anos 2009, 2012, 2015 e 2018. Identificamos na literatura autores favoráveis a utilização da História da Matemática como metodologia para o ensino, em especial, uma pesquisa realizada por Vianna (1995) sobre a presença da mesma em livros didáticos, ao qual nos baseamos para realização de nossa análise. Em nossa metodologia, realizamos levantamento das coleções aprovadas nos PNLDs 2009, 2012, 2015 e 2018, em seguida, identificamos os capítulos de geometria e os contextos que continham História da Matemática, posteriormente, classificamos de acordo com as categorias estabelecidas por Vianna (1995). Percebemos que a História da matemática, embora apresente um valor pedagógico para o ensino, é pouca utilizada nos capítulos de geometria. Embora este recurso motive no estudante o interesse pelo conteúdo, a categoria Motivação aparece poucas vezes, diferente da categoria Informação, a mais apreciada entre todas as coleções. A utilização da História da Matemática permite que a matemática seja vista como construção humana.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41697
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROCHA, José Mazinho Barbosa da.pdf3,31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons