Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41697
Share on
Title: | Uma análise da utilização do recurso história da matemática por autores de livros didáticos do ensino médio. |
Authors: | ROCHA, José Mazinho Barbosa da |
Keywords: | Matemática - História; Geometria; Livros didáticos |
Issue Date: | 19-Dec-2017 |
Citation: | ROCHA, José Mazinho Barbosa da. Uma análise da utilização do recurso história da matemática por autores de livros didáticos do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | capítulos de geometria em coleções de livros didáticos do Ensino Médio aprovadas simultaneamente m todos os PNLDs dos anos 2009, 2012, 2015 e 2018. Identificamos na literatura autores favoráveis a utilização da História da Matemática como metodologia para o ensino, em especial, uma pesquisa realizada por Vianna (1995) sobre a presença da mesma em livros didáticos, ao qual nos baseamos para realização de nossa análise. Em nossa metodologia, realizamos levantamento das coleções aprovadas nos PNLDs 2009, 2012, 2015 e 2018, em seguida, identificamos os capítulos de geometria e os contextos que continham História da Matemática, posteriormente, classificamos de acordo com as categorias estabelecidas por Vianna (1995). Percebemos que a História da matemática, embora apresente um valor pedagógico para o ensino, é pouca utilizada nos capítulos de geometria. Embora este recurso motive no estudante o interesse pelo conteúdo, a categoria Motivação aparece poucas vezes, diferente da categoria Informação, a mais apreciada entre todas as coleções. A utilização da História da Matemática permite que a matemática seja vista como construção humana. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41697 |
Appears in Collections: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROCHA, José Mazinho Barbosa da.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License