Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41697

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUSA, Paulo Roberto Câmara de-
dc.contributor.authorROCHA, José Mazinho Barbosa da-
dc.date.accessioned2021-11-18T14:08:26Z-
dc.date.available2021-11-18T14:08:26Z-
dc.date.issued2017-12-19-
dc.date.submitted2021-11-18-
dc.identifier.citationROCHA, José Mazinho Barbosa da. Uma análise da utilização do recurso história da matemática por autores de livros didáticos do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41697-
dc.description.abstractcapítulos de geometria em coleções de livros didáticos do Ensino Médio aprovadas simultaneamente m todos os PNLDs dos anos 2009, 2012, 2015 e 2018. Identificamos na literatura autores favoráveis a utilização da História da Matemática como metodologia para o ensino, em especial, uma pesquisa realizada por Vianna (1995) sobre a presença da mesma em livros didáticos, ao qual nos baseamos para realização de nossa análise. Em nossa metodologia, realizamos levantamento das coleções aprovadas nos PNLDs 2009, 2012, 2015 e 2018, em seguida, identificamos os capítulos de geometria e os contextos que continham História da Matemática, posteriormente, classificamos de acordo com as categorias estabelecidas por Vianna (1995). Percebemos que a História da matemática, embora apresente um valor pedagógico para o ensino, é pouca utilizada nos capítulos de geometria. Embora este recurso motive no estudante o interesse pelo conteúdo, a categoria Motivação aparece poucas vezes, diferente da categoria Informação, a mais apreciada entre todas as coleções. A utilização da História da Matemática permite que a matemática seja vista como construção humana.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Históriapt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.titleUma análise da utilização do recurso história da matemática por autores de livros didáticos do ensino médio.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, José Jefferson da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3907049324931824pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1210805311523789pt_BR
dc.description.abstractxThe present study aims to analyze the approach of the Mathematics History in the chapters of geometry in collections of high school textbooks approved simultaneously in all PNLDs of the years 2009, 2012, 2015 and 2018. We have identified in literature favorable authors the use of Mathematics History as a methodology for teaching, especially a research carried out by Vianna (1995) on the presence of it in textbooks, to which we base our analysis. In our methodology, we carried out a survey of the collections approved in the PNLDs 2009, 2012, 2015 and 2018, then we identified the geometry chapters and the contexts that contained the Mathematics History, later classified according to the categories established by Vianna (1995). We realize that the Mathematics History, although it presents a pedagogical value for the teaching, is little used in the chapters of geometry. Although this resource motivates the student interest in content, the Motivation category rarely appears, unlike the Information category, which is most appreciated among all collections. The use of the Mathematics History allows mathematics to be seen as a human construct.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Matemáticapt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9935399796402915pt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROCHA, José Mazinho Barbosa da.pdf3,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons