Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41697
Compartilhe esta página
Título: | Uma análise da utilização do recurso história da matemática por autores de livros didáticos do ensino médio. |
Autor(es): | ROCHA, José Mazinho Barbosa da |
Palavras-chave: | Matemática - História; Geometria; Livros didáticos |
Data do documento: | 19-Dez-2017 |
Citação: | ROCHA, José Mazinho Barbosa da. Uma análise da utilização do recurso história da matemática por autores de livros didáticos do ensino médio. Caruaru: O Autor, 2017. |
Abstract: | capítulos de geometria em coleções de livros didáticos do Ensino Médio aprovadas simultaneamente m todos os PNLDs dos anos 2009, 2012, 2015 e 2018. Identificamos na literatura autores favoráveis a utilização da História da Matemática como metodologia para o ensino, em especial, uma pesquisa realizada por Vianna (1995) sobre a presença da mesma em livros didáticos, ao qual nos baseamos para realização de nossa análise. Em nossa metodologia, realizamos levantamento das coleções aprovadas nos PNLDs 2009, 2012, 2015 e 2018, em seguida, identificamos os capítulos de geometria e os contextos que continham História da Matemática, posteriormente, classificamos de acordo com as categorias estabelecidas por Vianna (1995). Percebemos que a História da matemática, embora apresente um valor pedagógico para o ensino, é pouca utilizada nos capítulos de geometria. Embora este recurso motive no estudante o interesse pelo conteúdo, a categoria Motivação aparece poucas vezes, diferente da categoria Informação, a mais apreciada entre todas as coleções. A utilização da História da Matemática permite que a matemática seja vista como construção humana. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41697 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROCHA, José Mazinho Barbosa da.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons