Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41379

Compartilhe esta página

Título: O horário de verão afeta o desempenho do aluno? Evidência para o Brasil
Autor(es): NASCIMENTO, Maria Eliúde Santos do
Palavras-chave: Horário de verão; ENEM; Desempenho escolar
Data do documento: 17-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Maria Eliúde Santos do. O horário de verão afeta o desempenho do aluno? Evidência para o Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O Horário de Verão (HV) tem suas implicações identificadas em áreas não diretamente rela- cionadas ao consumo de energia, como ocorre, por exemplo, em educação. Até então, essa política não possuía nenhum impacto em desempenho estudantil ao considerar uma distân- cia em dias entre o início do HV e a realização de testes padronizados. Contudo, o resultado muda quando o ínício do Horário de Verão e o início de um exame de alta relevância no ensino básico brasileiro coincidem, prejudicando aqueles que tiveram que aderir a política. Este trabalho explora uma característica geográfica estabelecida pelo Horário de Verão no Brasil e uma decisão política de postergar o início do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a mesma data de início da política HV, sem considerar as possíveis externali- dades que tal decisão poderia trazer para os alunos que residem nos estados que anualmente devem aderir a essa política.
Descrição: TIGRE, Robson também é conhecido em citações bibliográficas por: SANTOS, Robson Douglas Tigre
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41379
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Eliúde Santos do Nascimento.pdf951,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons