Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41379
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SAMPAIO, Gustavo Ramos | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Maria Eliúde Santos do | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T19:32:02Z | - |
dc.date.available | 2021-10-19T19:32:02Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-17 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Maria Eliúde Santos do. O horário de verão afeta o desempenho do aluno? Evidência para o Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41379 | - |
dc.description | TIGRE, Robson também é conhecido em citações bibliográficas por: SANTOS, Robson Douglas Tigre | pt_BR |
dc.description.abstract | O Horário de Verão (HV) tem suas implicações identificadas em áreas não diretamente rela- cionadas ao consumo de energia, como ocorre, por exemplo, em educação. Até então, essa política não possuía nenhum impacto em desempenho estudantil ao considerar uma distân- cia em dias entre o início do HV e a realização de testes padronizados. Contudo, o resultado muda quando o ínício do Horário de Verão e o início de um exame de alta relevância no ensino básico brasileiro coincidem, prejudicando aqueles que tiveram que aderir a política. Este trabalho explora uma característica geográfica estabelecida pelo Horário de Verão no Brasil e uma decisão política de postergar o início do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a mesma data de início da política HV, sem considerar as possíveis externali- dades que tal decisão poderia trazer para os alunos que residem nos estados que anualmente devem aderir a essa política. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Horário de verão | pt_BR |
dc.subject | ENEM | pt_BR |
dc.subject | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.title | O horário de verão afeta o desempenho do aluno? Evidência para o Brasil | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | TIGRE, Robson | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1777708802373316 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6812437795723446 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Economia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Daylight Saving Time (DST) has your impacts identified in areas not directly related to con- sumption of energy, as occurs on education. This policy does not have impact on students performance when an interval (in days) between the DST start and standardized tests ac- complishment as yet. However, this result has changed when the Daylight Saving Time beginning and brazilian high-stakes exam beginning overlap. This paper explores one ge- ographic characteristic defined by the appliance of Daylight Saving Time in Brazil and a political decision which has postponed the high-stakes exam at the same date as the DST be- ginning, without considering the side effects that this decision could bring it in for students who live in brazilian states who must adhere to this policy. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/2561357212848662 | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Economia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria Eliúde Santos do Nascimento.pdf | 951,89 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons