Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41379

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSAMPAIO, Gustavo Ramos-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Maria Eliúde Santos do-
dc.date.accessioned2021-10-19T19:32:02Z-
dc.date.available2021-10-19T19:32:02Z-
dc.date.issued2020-02-17-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Eliúde Santos do. O horário de verão afeta o desempenho do aluno? Evidência para o Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41379-
dc.descriptionTIGRE, Robson também é conhecido em citações bibliográficas por: SANTOS, Robson Douglas Tigrept_BR
dc.description.abstractO Horário de Verão (HV) tem suas implicações identificadas em áreas não diretamente rela- cionadas ao consumo de energia, como ocorre, por exemplo, em educação. Até então, essa política não possuía nenhum impacto em desempenho estudantil ao considerar uma distân- cia em dias entre o início do HV e a realização de testes padronizados. Contudo, o resultado muda quando o ínício do Horário de Verão e o início de um exame de alta relevância no ensino básico brasileiro coincidem, prejudicando aqueles que tiveram que aderir a política. Este trabalho explora uma característica geográfica estabelecida pelo Horário de Verão no Brasil e uma decisão política de postergar o início do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a mesma data de início da política HV, sem considerar as possíveis externali- dades que tal decisão poderia trazer para os alunos que residem nos estados que anualmente devem aderir a essa política.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHorário de verãopt_BR
dc.subjectENEMpt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.titleO horário de verão afeta o desempenho do aluno? Evidência para o Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coTIGRE, Robson-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1777708802373316pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6812437795723446pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Economiapt_BR
dc.description.abstractxDaylight Saving Time (DST) has your impacts identified in areas not directly related to con- sumption of energy, as occurs on education. This policy does not have impact on students performance when an interval (in days) between the DST start and standardized tests ac- complishment as yet. However, this result has changed when the Daylight Saving Time beginning and brazilian high-stakes exam beginning overlap. This paper explores one ge- ographic characteristic defined by the appliance of Daylight Saving Time in Brazil and a political decision which has postponed the high-stakes exam at the same date as the DST be- ginning, without considering the side effects that this decision could bring it in for students who live in brazilian states who must adhere to this policy.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/2561357212848662pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Maria Eliúde Santos do Nascimento.pdf951,89 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons