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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41379

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Title: O horário de verão afeta o desempenho do aluno? Evidência para o Brasil
Authors: NASCIMENTO, Maria Eliúde Santos do
Keywords: Horário de verão; ENEM; Desempenho escolar
Issue Date: 17-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: NASCIMENTO, Maria Eliúde Santos do. O horário de verão afeta o desempenho do aluno? Evidência para o Brasil. 2020. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O Horário de Verão (HV) tem suas implicações identificadas em áreas não diretamente rela- cionadas ao consumo de energia, como ocorre, por exemplo, em educação. Até então, essa política não possuía nenhum impacto em desempenho estudantil ao considerar uma distân- cia em dias entre o início do HV e a realização de testes padronizados. Contudo, o resultado muda quando o ínício do Horário de Verão e o início de um exame de alta relevância no ensino básico brasileiro coincidem, prejudicando aqueles que tiveram que aderir a política. Este trabalho explora uma característica geográfica estabelecida pelo Horário de Verão no Brasil e uma decisão política de postergar o início do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para a mesma data de início da política HV, sem considerar as possíveis externali- dades que tal decisão poderia trazer para os alunos que residem nos estados que anualmente devem aderir a essa política.
Description: TIGRE, Robson também é conhecido em citações bibliográficas por: SANTOS, Robson Douglas Tigre
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41379
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Economia

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